Influência do marketing social na imagem corporativa

Autores

  • Sonia Francisca Monken UNINOVE
  • Aléssio Bessa Sarquis UNISUL
  • Vilmar Antonio Gonçalves Tondolo UCS
  • Maurício Andrade de Lima Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v14i4.2268

Palavras-chave:

Marketing Social. Marketing Relacionado a Causas. Imagem Corporativa. Campanha Social.

Resumo

Hoje, as empresas se preocupam em demonstrar afinidade com consumidores interessados em causas sociais. Alguns estudos afirmam que houve aumento na responsabilidade social das empresas e que a atitude empresarial afeta a vontade de compra dos consumidores. Este artigo buscou analisar em que medida campanhas de marketing social influenciam na imagem corporativa, incluindo identificar os principais fatores que influenciam na imagem corporativa das empresas que investem em marketing social e verificar a correlação entre os diferentes fatores que influenciam na imagem corporativa. Trata-se de estudo exploratório, quantitativo, pelo método levantamento de campo, com a aplicação de questionário auto administrado e amostra de 220 universitários. Os dados foram analisados por meio de testes estatísticos de correlação de Spearman, Mann-Whitney e Wilcoxon W. Os resultados inferem correlação linear significativa entre campanhas de marketing social e fatores que influenciam na imagem corporativa, mas não apontam correlação linear significativa entre os fatores que influenciam na imagem corporativa, investimento em marketing social e a frequência de uso dos produtos. O estudo apontou que campanhas de marketing social é um fator de influência com baixa relevância na imagem corporativa, e que os fatores de influência mais importantes são qualidade e preço.

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Biografia do Autor

Sonia Francisca Monken, UNINOVE

Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional Gestão em Sistemas de Saúde da Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo, Brasil.

Aléssio Bessa Sarquis, UNISUL

Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo e professor do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, Santa Catarina, Brasil.

Vilmar Antonio Gonçalves Tondolo, UCS

Doutorado em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e professor do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Universidade de Caxias do Sul - UCS, Rio Grande do Sul, Brasil.

Maurício Andrade de Lima, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC;Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC;Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC;Professor da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL.

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Publicado

01.12.2015

Como Citar

Monken, S. F., Sarquis, A. B., Tondolo, V. A. G., & de Lima, M. A. (2015). Influência do marketing social na imagem corporativa. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 14(4), 119–134. https://doi.org/10.5585/ijsm.v14i4.2268

Edição

Seção

Artigos