Cooperação entre Membros de Grupos de Pesquisa em Estratégia no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v12i1.1849Palavras-chave:
Estratégia, Grupos de Pesquisa, Cooperação, Análise de Redes Sociais.Resumo
O objetivo do estudo é descrever a relação entre produção científica e cooperação entre membros de grupos de pesquisa em estratégia no Brasil. Para tanto, foram consideradas 474 publicações, no período de 2005 a 2011, de membros de 21 grupos formais de pesquisa. Com base na análise de redes sociais, foram caracterizadas as redes formadas por grupos de pesquisa e outras instituições, considerando coautorias em publicações científicas. Os resultados indicam a existências de redes esparsas, com predomínio de ligações fracas e estruturas do tipo centro-periferia. Os grupos mais centrais são os que mais se envolvem com instituições externas, o que parece indicar que esses grupos obtêm tanto benefícios associados à posição de centralidade, quanto benefícios referentes à conexão com atores periféricos. Os grupos centrais também são os que mais publicam, sugerindo que a conectividade tende a potencializar a produção científica em estratégia, um fenômeno que já vem sendo observado em outras áreas do conhecimento.
DOI:10.5585/riae.v12i1.1849
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