Vantagens competitivas sustentáveis: um estudo exploratório do setor de telefonia móvel brasileiro

Autores

  • Rodolfo Borges Felipe Egresso da FEA-USP
  • João Maurício Gama Boaventura FIA
  • João Paulo Lara de Siqueira UNIP

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v9i2.1674

Palavras-chave:

Estratégia, competição, telefonia

Resumo

Em um ambiente de rápidas transformações buscam-se definições sobre as soluções estratégicas adotadas pelas organizações para assegurar sua competitividade. O principal objetivo deste artigo foi identificar e verificar a longevidade de vantagens competitivas do setor de telefonia móvel no Brasil a partir da análise de ações estratégicas adotadas pelas operadoras entre os anos de 2000 e 2008. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa de natureza exploratório-descritiva com duas etapas. Na primeira, foi constituído um arcabouço teórico baseado na teoria da vantagem competitiva. Na segunda, foi analisada a incidência de ações estratégicas com potencial de se tornarem vantagens competitivas nas quatro maiores empresas de telefonia móvel do país e examinada a sustentabilidade das vantagens competitivas criadas a partir dessas ações. Concluiu-se que, apesar do dinamismo do setor, existem evidências da ocorrência de vantagens competitivas sustentáveis na telefonia móvel brasileira.

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Biografia do Autor

Rodolfo Borges Felipe, Egresso da FEA-USP

Graduado pela FEA-USP em Administração.Trainee no Grupo Abril.

João Maurício Gama Boaventura, FIA

Professor do Programa de Mestrado da FIA.Autor e co-autor de livros e textos publicados em revistas técnicas e periódicos sobre Adm.

João Paulo Lara de Siqueira, UNIP

Professor do Programa de Mestrado em Adm. da UNIP.Autor e co-autor de livros e textos publicados em revistas técnicas e periódicos sobre Adm.

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Publicado

01.11.2010

Como Citar

Felipe, R. B., Boaventura, J. M. G., & Siqueira, J. P. L. de. (2010). Vantagens competitivas sustentáveis: um estudo exploratório do setor de telefonia móvel brasileiro. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 9(2), 143–167. https://doi.org/10.5585/ijsm.v9i2.1674

Edição

Seção

Artigos