Modelo de Negócios e Inovação em uma Empresa Pública na Cadeia Agroindustrial do Café
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v17i4.2598Palavras-chave:
Café. Inovação. Biotecnologia Agrícola. Modelo de Negócios.Resumo
Objetivo: avaliar por meio da análise do ‘modelo de negócios’, a estratégia de uma empresa pública de pesquisa agropecuária de criação e lançamento de uma inovação para a cadeia agroindustrial do café.
Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual foi desenvolvido um estudo de caso único do tipo instrumental. Os dados foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica e documental e entrevistas em profundidade e analisados com base na técnica de análise de conteúdo temática. O estudo de caso instrumental se mostrou a metodologia mais adequada, uma vez que é utilizado quando um caso particular é examinado para fornecer informações sobre uma questão que pode ser generalizada e utilizada para a compreensão de uma realidade maior.
Originalidade/Relevância: O presente estudo desenvolveu um estudo de caso de insucesso aliado às lentes do constructo do modelo de negócios visando levantar questões que restringem a inovação em empresas públicas de pesquisa.
Resultados: Detectou-se dificuldades relacionadas com a incoerência das políticas de fomento à inovação e com a insegurança jurídica, em especial, pelos posicionamentos contraditórios das assessorias jurídicas que inibem um maior engajamento dos pesquisadores em atividades inovativas e em parcerias com as empresas privadas.
Contribuições teóricas/metodológicas: O estudo de caso instrumental desenvolvido, aliado à analise com base no constructo do modelo de negócios, permitiu entender melhor os problemas enfrentados em ambientes públicos de pesquisa no Brasil. Essa análise pode ser aplicada a casos semelhantes, pois a questão da inovação no setor público e as dificuldades de apropriabilidade são comuns a outras empresas.