A influência do utilitarismo e do hedonismo no consumo de carne ovina: um estudo em região produtora do sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v19i4.15671Palavras-chave:
Agronegócios, Comportamento do consumidor, Marketing de alimentos.Resumo
Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo analisar a influência do utilitarismo e do hedonismo no consumo de carne ovina em região produtora do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Ainda, buscou-se construir cenários para estimar a probabilidade de aumento do consumo de carne ovina em função de variáveis hedônicas e utilitárias.
Método: O estudo possuiu um caráter explicativo de abordagem quantitativa. O método utilizado foi o Survey, por meio de questionário estruturado aplicado a uma amostra de 193 consumidores de carne ovina. O instrumento de pesquisa foi constituído de variáveis sociodemográficas, de frequência de consumo de carne ovina, de quatro variáveis referentes ao utilitarismo e de quatro variáveis referentes ao hedonismo. A análise dos dados ocorreu por estatística descritiva e multivariada.
Originalidade/Relevância: O estudo trouxe contribuições acerca dos hábitos de consumo de carne ovina em uma região caracterizada por essa produção, focando a percepção utilitária e hedônica ao consumir esse tipo de carne.
Resultados: As evidências da pesquisa indicam que comportamentos utilitários e hedônicos podem contribuir para um consumo mais frequente de carne ovina, especialmente as variáveis hedônicas que demonstraram maior influência.
Contribuições teóricas/metodológicas: Como contribuição científica, percebeu-se que mesmo produtos considerados básicos para o consumo podem proporcionar hedonismo, o que demonstra a possibilidade de agregar valor a bens de primeira necessidade.
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