A influência do utilitarismo e do hedonismo no consumo de carne ovina: um estudo em região produtora do sul do Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v19i4.15671

Palabras clave:

Agronegócios, Comportamento do consumidor, Marketing de alimentos.

Resumen

Objetivo:  O presente trabalho teve como objetivo analisar a influência do utilitarismo e do hedonismo no consumo de carne ovina em região produtora do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Ainda, buscou-se construir cenários para estimar a probabilidade de aumento do consumo de carne ovina em função de variáveis hedônicas e utilitárias.

Método: O estudo possuiu um caráter explicativo de abordagem quantitativa. O método utilizado foi o Survey, por meio de questionário estruturado aplicado a uma amostra de 193 consumidores de carne ovina. O instrumento de pesquisa foi constituído de variáveis sociodemográficas, de frequência de consumo de carne ovina, de quatro variáveis referentes ao utilitarismo e de quatro variáveis referentes ao hedonismo. A análise dos dados ocorreu por estatística descritiva e multivariada.

Originalidade/Relevância: O estudo trouxe contribuições acerca dos hábitos de consumo de carne ovina em uma região caracterizada por essa produção, focando a percepção utilitária e hedônica ao consumir esse tipo de carne.

Resultados: As evidências da pesquisa indicam que comportamentos utilitários e hedônicos podem contribuir para um consumo mais frequente de carne ovina, especialmente as variáveis hedônicas que demonstraram maior influência.

Contribuições teóricas/metodológicas: Como contribuição científica, percebeu-se que mesmo produtos considerados básicos para o consumo podem proporcionar hedonismo, o que demonstra a possibilidade de agregar valor a bens de primeira necessidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sávio Costa Borges, Universidade Federal do Pampa

Mestre em Administração - Universidade Federal do Pampa

Gustavo da Rosa Borges, Universidade Federal do Pampa

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração - Universidade Federal do Pampa

João Garibaldi Almeida Viana, Universidade Federal do Pampa

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração - Universidade Federal do Pampa

Citas

Ashraf, R. U., Hou, F., & Ahmad, W. (2019). Understanding Continuance Intention to Use Social Media in China: The Roles of Personality Drivers, Hedonic Value, and Utilitarian Value. International Journal of Human–Computer Interaction, 35(13), 1216-1228.

Baba, Y., Kallas, Z., Costa-Font, M., Gil, J. M., & Realini, C. E. (2016). Impact of hedonic evaluation on consumers' preferences for beef attributes including its enrichment with n-3 and CLA fatty acids. Meat science, 111, 9-17.

Babin, B. J., Lee, Y. K., Kim, E. J., & Griffin, M. (2005). Modeling consumer satisfaction and word-of-mouth: restaurant patronage in Korea. Journal of Services Marketing, 19(3), 133-139.

Babin, B. J., Darden, W. R., & Griffin, M. (1994). Work and/or fun: measuring hedonic and utilitarian shopping value. Journal of consumer research, 20(4), 644-656.

Bakirtas, H., Bakirtas, I., &Çetin, M. A. (2015). Effects of Utilitarian and Hedonic Shopping Value and Consumer Satisfaction on Consumer Behavioral. Ege Akademik Bakis, 15(1), 91.

Batra, R., & Ahtola, O. T. (1991). Measuring the hedonic and utilitarian sources of consumer attitudes. Marketing letters, 2(2), 159-170.

Carpenter, J. M., & Moore, M. (2009). Utilitarian and hedonic shopping value in the US discount sector. Journal of Retailing and Consumer Services, 16(1), 68-74.

Chang, I. C., Liu, C. C., & Chen, K. (2014). The effects of hedonic/utilitarian expectations and social influence on continuance intention to play online games. Internet Research, 24(1).

David Clarke, P., & Mortimer, G. (2013). Self-gifting guilt: an examination of self-gifting motivations and post-purchase regret. Journal of Consumer Marketing, 30(6), 472-483.

Coimbra, F.A. (1997). Técnicas de criação de ovinos.2 ed. Guaíba: Agropecuária.

Davis, R., Lang, B., & Gautam, N. (2013). Modeling utilitarian-hedonic dual mediation (UHDM) in the purchase and use of games. Internet Research, 23(2), 229-256.

De Andrade, J. C., Nalério, E. S., Giongo, C., de Barcellos, M. D., Ares, G., & Deliza, R. (2018). Consumer sensory and hedonic perception of lamb meat coppa under blind and informed conditions. Meat science, 137, 201-210.

De Ávila, V. S., Fruet, A. P. B., Barbieri, M., Bianchini, N. H., & Dörr, A. C. (2013). O retorno da ovinocultura ao cenário produtivo do Rio Grande do Sul. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, 11(11), 2419-2426.

Elomba, M. N., & Yun, H. J. (2015). Utilitarianism and Hedonism with Theory of Planned Behavior: Examining Behavioral Intentions of Tourists. Journal of International Trade & Commerce, v. 11. n. 2, 129-142.

EMBRAPA. (2018). Pesquisa com consumidores: tem mercado. Revista da EMBRAPA Pecuária Sul, 9 (10), 5-7.

Gertner, D., & Diaz, A. N. (1999). Marketing na Internet e comportamento do consumidor: investigando a dicotomia hedonismo vs. utilitarismo na WWW. Revista de Administração Contemporânea, 3(3), 131-156.

Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2005). Análise multivariada de dados. Bookman Editora.

Harmsen, H.; Bove, K.; Grunert, K. G. (1996). Marketing problems and levels of market orientation: An investigation of managers' perceptions. In: 25th EMAC Conference.

Hausman, A. (2005). Hedonistic rationality: the duality of food consumption. ACR North American Advances.

Hirschman, E. C. (1982). Ethnic variation in hedonic consumption. The Journal of Social Psychology, 118(2), 225-234.

Hirschman, E. C., & Holbrook, M. B. (1982). Hedonic consumption: emerging concepts, methods and propositions. Journal of marketing, 46(3), 92-101

C. Hopkinson, G., & Pujari, D. (1999). A factor analytic study of the sources of meaning in hedonic consumption. European Journal of Marketing, 33(3/4), 273-294.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e estatística. Pesquisa Pecuária Municipal, 2015. Available at: <http://www2.sidra.ibge.gov.br/bda/tabela/protabl.asp?c=3939&z=t&o=24&i=P>. Acesso em 12 de Junho de 2017.

Kassarjian, H. H. (1982). The development of consumer behavior theory. ACR North American Advances.

Kim, B., & Han, I. (2011). The role of utilitarian and hedonic values and their antecedents in a mobile data service environment. Expert Systems with Applications, 38(3), 2311-2318.

Kline, R. B. (2011). Principles and Practice of Structural Equation Modeling, 3rd edn Guilford Press. New York.

Kotler, P., Armstrong, G. Keller, K. L. (2006). Administração de marketing. São Paulo: Pearson.

Nasir, V. A., & Karakaya, F. (2014). Underlying motivations of organic food purchase intentions. Agribusiness, 30(3), 290-308.

OECD - Organisation for EconomicCo-operation and Development. Available in: <https://data.oecd.org/agroutput/meat-consumption.htm>. Accessed in 06/20/2018.

Okada, E. M. (2005). Justification effects on consumer choice of hedonic and utilitarian goods. Journal of marketing research, 42(1), 43-53.

Ortúzar, J. D. D., & Willumsen, L. G. (2011). Modal split and direct demand models. Modelling Transport, Fourth Edition, 207-225.

Park, C. (2004). Efficient or enjoyable? Consumer values of eating-out and fast food restaurant consumption in Korea. International Journal of Hospitality Management, 23(1), 87-94.

Portal Brasil: Mulheres são maioria da população e ocupam mais espaço no mercado de trabalho, 2015. Available at: <http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2015/03/mulheres-sao-maioria-da-populacao-e-ocupam-mais-espaco-no-mercado-de-trabalho>. Acesso em 11 de maio de 2017.

Rintamäki, T., Kanto, A., Kuusela, H., & Spence, M. T. (2006). Decomposing the value of department store shopping into utilitarian, hedonic and social dimensions: Evidence from Finland. International Journal of Retail & Distribution Management, 34(1), 6-24.

Ryu, K., Han, H., & Jang, S. (2010). Relationships among hedonic and utilitarian values, satisfaction and behavioral intentions in the fast-casual restaurant industry. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 22(3), 416-432.

Sheth, J. N., Mittal, B., & Newman, B. I. (2001). Comportamento do cliente: indo além do comportamento do consumidor. Atlas.

Silva Sobrinho, A. G. (2001). Aspectos quantitativos e qualitativos da produção de carne ovina. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 38, 425-446.

Silva, A. P. S. P., Santos, D. V., Kohek Jr, I., Machado, G., Hein, H. E., Vidor, A. C. M., & Corbellini, L. G. (2013). Ovinocultura do Rio Grande do Sul: descrição do sistema produtivo e dos principais aspectos sanitários e reprodutivos. Pesquisa Veterinária Brasileira, 33(12), 1453-1458.

Totawar, A. K., & Nambudiri, R. (2012, July). Mood and Self-Efficacy: The Moderating Effect of Hedonic and Utilitarian Motivation. In Academy of Management Proceedings (Vol. 2012, No. 1, p. 14260). Briarcliff Manor, NY 10510: Academy of Management.

Viana, J. G. A. (2008). Panorama geral da ovinocultura no mundo e no Brasil. Revista Ovinos, 4(12), 44-47.

Viana, J. G. A. (2015).A ovinocultura na história: ascensão, declínio e recuperação na fronteira Brasil-Uruguai. Sociedade e Desenvolvimento Rural, 9, (1), 29-61.

Viana, J. G. A., Revillion, J. P. P., & Silveira, V. C. P. (2013). Alternativa de estruturação da cadeia de valor da ovinocultura no Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, 9(1).

Viana, J. G. A., & Silveira, V. C. P. (2009). Cadeia produtiva da ovinocultura no Rio Grande do Sul: um estudo descritivo. Revista em Agronegócio e Meio Ambiente, 2(1), 9-20.

Wu, J., & Holsapple, C. (2014). Imaginal and emotional experiences in pleasure-oriented IT usage: A hedonic consumption perspective. Information & Management, 51(1), 80-92.

Descargas

Publicado

2020-12-16

Cómo citar

Borges, S. C., Borges, G. da R., & Viana, J. G. A. (2020). A influência do utilitarismo e do hedonismo no consumo de carne ovina: um estudo em região produtora do sul do Brasil. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 19(4), 787–808. https://doi.org/10.5585/remark.v19i4.15671

Número

Sección

Artigos