O LOBBYING INSTITUCIONAL NO BRASIL: CANAL DE COMUNICAÇÃO ENTRE ESTADO E SOCIEDADE CIVIL?

Autores

  • Andréa Cristina de Jesus Oliveira UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v6i1.144

Palavras-chave:

Grupos de pressão. Lobbying. Pprocesso legislativo. Relações governamentais. Representação de interesses.

Resumo

neste texto, procura-se discutir a estruturação, a organização e a forma de atuação do lobbying institucional no Brasil, em nível federal. Oo lobbying institucional é empreendido pelos departamentos de assuntos corporativos e/ou institucionais de empresas privadas. Ppor isso, avaliou-se o contexto institucional da instalação dos primeiros desses departamentos no Brasil, assim como suas atribuições principais e sua importância para as empresas das quais fazem parte. Nnesses departamentos, é criado um importante canal de comunicação entre o Estado, como tomador de decisão, e as empresas privadas, que necessitam esclarecer sua relevância para o setor produtivo em que atuam, com a finalidade de se tornarem interlocutoras do Estado, como partícipes do processo estatal de tomada de decisões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Cristina de Jesus Oliveira, UNINOVE, São Paulo

doutora em Ciências Sociais – Unicamp; docente do Ddepartamento de Ciências Sociais e Jurídicas – Uninove; Responsável pelo Nnúcleo de Ddisciplinas Ppropedêuticas Sociais e Gerais.

Downloads

Publicado

28.12.2007

Como Citar

Oliveira, A. C. de J. (2007). O LOBBYING INSTITUCIONAL NO BRASIL: CANAL DE COMUNICAÇÃO ENTRE ESTADO E SOCIEDADE CIVIL?. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 6(1), 57–64. https://doi.org/10.5585/remark.v6i1.144

Edição

Seção

Artigos