O LOBBYING INSTITUCIONAL NO BRASIL: CANAL DE COMUNICAÇÃO ENTRE ESTADO E SOCIEDADE CIVIL?

Autores/as

  • Andréa Cristina de Jesus Oliveira UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v6i1.144

Palabras clave:

Grupos de pressão. Lobbying. Pprocesso legislativo. Relações governamentais. Representação de interesses.

Resumen

neste texto, procura-se discutir a estruturação, a organização e a forma de atuação do lobbying institucional no Brasil, em nível federal. Oo lobbying institucional é empreendido pelos departamentos de assuntos corporativos e/ou institucionais de empresas privadas. Ppor isso, avaliou-se o contexto institucional da instalação dos primeiros desses departamentos no Brasil, assim como suas atribuições principais e sua importância para as empresas das quais fazem parte. Nnesses departamentos, é criado um importante canal de comunicação entre o Estado, como tomador de decisão, e as empresas privadas, que necessitam esclarecer sua relevância para o setor produtivo em que atuam, com a finalidade de se tornarem interlocutoras do Estado, como partícipes do processo estatal de tomada de decisões.

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Biografía del autor/a

Andréa Cristina de Jesus Oliveira, UNINOVE, São Paulo

doutora em Ciências Sociais – Unicamp; docente do Ddepartamento de Ciências Sociais e Jurídicas – Uninove; Responsável pelo Nnúcleo de Ddisciplinas Ppropedêuticas Sociais e Gerais.

Publicado

2007-12-28

Cómo citar

Oliveira, A. C. de J. (2007). O LOBBYING INSTITUCIONAL NO BRASIL: CANAL DE COMUNICAÇÃO ENTRE ESTADO E SOCIEDADE CIVIL?. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 6(1), 57–64. https://doi.org/10.5585/remark.v6i1.144

Número

Sección

Artigos