Posicionamento de Marcas Globais: Um Estudo Bibliométrico da Produção Científica na Área

Autores/as

  • Victor Sciasci FCAV UNESP
  • Sheila Farias Alves Garcia FCAV / UNESP
  • Lesley Carina do Lago Attadiai Galli FCAV UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v11i2.2332

Palabras clave:

posicionamento, marcas globais, marketing

Resumen

Este estudo teve como objetivo produzir indicadores bibliométricos que representassem a produção científica sobre “posicionamento de marcas globais”, publicada nos últimos cinco anos (2007-2011), tomando como base os seguintes periódicos: Journal of International Marketing, The Journal of Consumer Marketing, Journal of Marketing Research e Journal of Product & Brand Management. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa, utilizando o método bibliométrico. Como resultado, observa-se que a frequência do tema nos periódicos selecionados no período de cinco anos (2007 a 2011) correspondeu a 6% do total das publicações. Nota-se uma tendência colaborativa na elaboração dos artigos, com a participação de 3 ou mais autores. Verifica-se que as teorias com maior destaque entre os artigos são Country of Origin Effect (COE), Standardization vs Globalization, Consumer Behavior e Brand Equity. DOI: 10.5585/remark.v11i2.2332

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Biografía del autor/a

Victor Sciasci, FCAV UNESP

Graduado em Administração pela FCAV Unesp Jaboticabal. Autor do Trabalho de Conclusão de Curso que recebeu o "Prêmio Administração" (melhor trabalho, alto valor científico), Coordenadoria de Trabalhos de Graduação da FCAV / UNESP Jaboticabal

Sheila Farias Alves Garcia, FCAV / UNESP

Professora do Departamento de Economia Rural FCAV/Unesp Jaboticabal/Área de Marketing Possui doutorado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP (2007), mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998) e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda e concentração em Marketing, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1987). Atualmente é professora assistente doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus Jaboticabal. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, Comunicação, Vendas, Negociação e Internacionalização.

Lesley Carina do Lago Attadiai Galli, FCAV UNESP

Professora do Departamento de Economia Rural/FCAV Unesp Jaboticabal Área de Estratégia. Graduada em Administração pela FEA USP, campus Ribeirão Preto. Mestrado em Engenharia da Produção pela UFSCar. Doutorado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP

Publicado

2012-09-05

Cómo citar

Sciasci, V., Garcia, S. F. A., & Galli, L. C. do L. A. (2012). Posicionamento de Marcas Globais: Um Estudo Bibliométrico da Produção Científica na Área. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 11(2), 69–95. https://doi.org/10.5585/remark.v11i2.2332