Técnicas projetivas: em busca de uma alternativa para validade e confiabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v23i3.25536

Palavras-chave:

técnica projetiva, abordagem qualitativa, confiabilidade, validade

Resumo

Objetivo: Este ensaio visa discutir o rigor da técnica projetiva com um foco qualitativo.

Resultados: As principais críticas às técnicas projetivas não são apropriadas para pesquisa qualitativa. Como alternativa estabeleceu-se os critérios propostos por Lincoln e Guba (1985). São elas credibilidade, transferibilidade, dependabilidade e confirmabilidade.

Contribuições Teóricas/Metodológicas: O ensaio demonstra a contribuição metodológica. Também ilustra como a técnica projetiva pode ser aplicada para construir seu rigor através de uma lente qualitativa.

CROSSMARK_Color_horizontal.svg

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Guilherme Rodrigues Antunes, Universidade de São Paulo – FEA/USP

Doutorando em Administração

Rafael de Freitas Souza, University of São Paulo – FEA-RP/USP

Doutor em Administração

Ana Cristina Ferreira, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutora em Administração

Fernanda de Aguiar Zanola, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutoranda em Administração

Luiz Henrique de Barros Vilas Boas, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutor em Administração

Referências

Akkerman, S., Admiraal, W., Brekelmans, M., and Oost, H. (2008). Auditing quality of research in social sciences. Quality and Quantity, 42, 257-274. https://doi.org/10.1007/s11135-006-9044-4

Antunes, L., Castro, C., and Mineiro, A. (2021). Network orchestration: the new role of business incubators? Innovation and Management Review, 18(1), 51-68. https://doi.org/10.1108/INMR-12-2019-0151

Antunes, L., Vasconcelos, F., Oliveira, C., and Corrêa, H. (2022). Dynamic framework of performance assessment for startups. International Journal of Productivity and Performance Management, 71(7), 2723-2742. https://doi.org/10.1108/IJPPM-07-2020-0382

Boddy, C. (2005). Projective techniques in market research: valueless subjectivity or insightful reality. International Journal of Market Research, 47 (3), 239-254. https://doi.org/10.1177/147078530504700304

Borelli, F., Hemais, M. and Dias, P. (2012). Ecológicos ou Controlados? Construindo Discursivamente o Consumidor Consciente. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 11(2), 18–42. https://doi.org/10.5585/remark.v11i2.2294

Brunod, R. (1999). Les bases théoriques de la sémiologie en pédopsychiatrie. Archives de Pédiatrie, 6 (3), p. 440-446. https://doi.org/10.1016/S0929-693X(99)80228-0

Campos, A., Nascimento, T., Oliveira, F., Vilas Boas, L. and Rezende, D. (2020). “Before alone or (well) accompanied”? The Use of Projective Marketing Techniques. The Qualitative Report, 25(2), 471-486.

Cho, J. and Trent, A. (2006). Validity in qualitative research revisited. Qualitative Research, 6 (3), 319-340. https://doi.org/10.1177/1468794106065006

Cypress, B. (2017). Rigor or reliability and validity in qualitative research: Perspectives, strategies, reconceptualization, and recommendations. Dimensions of Critical Care Nursing, 36 (4), p. 253-263. https://doi.org/10.1097/DCC.0000000000000253

Denzin, N. (1977). The research act: A theoretical introduction to sociological methods. McGraw-Hill.

Denzin, N. and Lincoln, Y. (2011). Introduction: The Discipline and Practice of Qualitative Research. In: Denzin, N. K. and Lincoln, Y. S. The Sage Handbook of Qualitative Research. 5. ed. Thousand Oaks: Sage.

Doherty, S. and Nelson, R. (2010). Using projective techniques to tap into consumers' feelings, perceptions and attitudes... getting an honest opinion. International Journal of Consumer Studies, 34 (4), p. 400-404, 2010. https://doi.org/10.1111/j.1470-6431.2010.00880.x

Donmoyer, R. (1999). Paradigm talk (and its absence) in the second edition of The Handbook of Research on Educational Administration. Educational Administration Quarterly, 35 (4), p. 614-641, 1999. https://doi.org/10.1177/00131619921968653

Donoghue, S. (2000). Projective techniques in consumer research. Journal of Consumer Sciences, 28 (1), 2000.

Durkheim, E. (2023). The rules of sociological method. In Social theory re-wired (pp. 9-14). Routledge.

Faria, M. and Carvalho, J. (2017). A Proficuidade das Técnicas Projetivas na Pesquisa do Comportamento do Consumidor com Deficiência Intelectual. In: Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, São Paulo: SP, Brasil.

Ferreira, A, Zanola, F., Antunes, L. and Vilas Boas, L. (2017). Apontamentos para Uso de Técnica Projetiva em Pesquisas de Marketing. Revista de Administração Unimep, 17 (3), p. 10-90.

Godoy, A.(2005). Refletindo sobre critérios de qualidade da pesquisa qualitativa. GESTÃO. Org-Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, 3 (2).

Golafshani, N. (2003). Understanding reliability and validity in qualitative research. The Qualitative Report, 8 (4) p. 597-606.

González-Salgado, I., Rivera-Navarro, J., Gutiérrez-Sastre, M., Conde, P., and Franco, M. (2024). Conducting member checking within a qualitative case study on health-related behaviours in a large European city: Appraising interpretations and co-constructing findings. Health, 28(1), 3-21. https://doi.org/10.1177/13634593221109682

Green, J. (1984). Approaching the core of consumer behaviour. Marketing Research, 14, p. 649-656, 1984.

Guba, E. (1981) Criteria for assessing the trustworthiness of naturalistic inquiries. Educational Technology Research and Development, 29 (2), p. 75-91. https://doi.org/10.1007/BF02766777

Günther, H. (2006). Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 22 (2), p. 201-216. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722006000200010.

Hair Jr, J., Black, W., Barry J., Anderson, R., and Tatham, R. (2009). Análise multivariada de dados. Bookman Editora.

Haire, M. (1950). Projective techniques in marketing research. Journal of Marketing, 14, p. 649-656, 1950. https://doi.org/10.1177/002224295001400501

Hussey, M. and Duncombe, N. (1999). Projecting the right image: using projective techniques to measure brand image. Qualitative Market Research: An International Journal, 2, p. 22-30. https://doi.org/10.1108/13522759910251918

Kassarjian, H. (1974). Projective methods. In Ferber, R. 1974. Handbook of marketing research. New York. McGraw-Hill.

Kerlinger, N. (1973). Foundation of behavioral research. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1973.

Klofper, W. and Taulbee, E. (1976). Projective tests. Annual Review of Psychology, 27, p. 543-568. https://doi.org/10.1146/annurev.ps.27.020176.002551

Kozinets, R., and Gretzel, U. (2024). Netnography evolved: New contexts, scope, procedures and sensibilities. Annals of Tourism Research, 104, 103693. https://doi.org/10.1016/j.annals.2023.103693

Kvale, S. (1995). The social construction of validity. Qualitative Inquiry, 1 (1), p. 19-40. https://doi.org/10.1177/107780049500100103

Lilienfeld, S., Wood, J. and Garb, H. (2001). What’s wrong with this picture?. Scientific American, 284(5), 80-87.

Lincoln, Y. and Guba, E. (1986). But is it rigorous? Trustworthiness and authenticity in naturalistic evaluation. New Directions for Evaluation, 1986 (30), p. 73-84. https://doi.org/10.1002/ev.1427

Lincoln, Y. and Guba, E. (1985). Naturalistic inquiry (Vol. 75). Sage.

Macedo, R., Galeffi, D., and Pimentel, Á. (2009). Um rigor outro sobre a qualidade na pesquisa qualitativa: educação e ciências humanas [online]. Salvador: EDUFBA.

Maffezzolli, F., Ribeiro, C., Lima, T., Semprebom, E., Prado, P., and Mady, E. (2009). Reflexões sobre o uso de técnicas projetivas na condução de pesquisas qualitativas em marketing. PMKT–Revista Brasileira de Pesquisa de Marketing, Opinião e Mídia, 3, 37-48.

Mahoney, J., and Barrenechea, R. (2019). The logic of counterfactual analysis in case‐study explanation. The British Journal of Sociology, 70(1), 306-338. https://doi.org/10.1111/1468-4446.12340

Malhotra, N. (2009). Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Bookman Editora.

Martins, D. (2013). As Especificidades da concepção de “objetividade” em Max Weber. 2013. 96 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Instituto de Ciências Sociais, Programa de Pós Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió.

Mcgrath, M., Sherry, Jr., and Levy, S. (1993). Giving voice to the gift: the use of projective techniques to recover lost meanings. Journal of Consumer Psychology, 2 (2), 171-191. https://doi.org/10.1016/S1057-7408(08)80023-X

Medeiros, M, Machado, D. and Passador, J.. (2017). Técnicas projetivas: aplicações, limitações e potenciais para o uso em pesquisas em turismo. Marketing and Tourism Review, 2 (1). https://doi.org/10.29149/mtr.v2i1.4298

Miguel, F. (2014). Mitos e verdades no ensino de técnicas projetivas. Psico-USF, 19 (1), p. 97-106. https://doi.org/10.1590/S1413-82712014000100010

Moreira, H. (2018). Critérios e estratégias para garantir o rigor na pesquisa qualitativa. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 11 (1), p.405-424. https://doi.org/10.3895/rbect.v11n1.6977

Nelson, C, Treichler, P. A and Grossberg, L. (1992). Cultural studies: An introduction. In: L. Grossberg, C. Nelson and P. A. Theichler (eds). Cultural Studies, 1(5).

Northcote, M. (2012). Selecting criteria to evaluate qualitative research. Education Papers and Journal Articles. 38. p.98-110.

Oliveira, S., and Piccinini, V. (2009). Validade e reflexividade na pesquisa qualitativa. Cadernos Ebape.Br, 7 (1), p. 88-98. https://doi.org/10.1590/S1679-39512009000100007

Ollaik, L., and Ziller, H. (2012). Concepções de validade em pesquisas qualitativas. Educação e Pesquisa, 38 (1), p. 229-241.

Ott, T., and Eisenhardt, K. (2020). Decision weaving: Forming novel, complex strategy in entrepreneurial settings. Strategic Management Journal, 41(12), 2275-2314. https://doi.org/10.1002/smj.3189

Porr, C., Mayan, M., Graffigna, G., Wall, S., and Vieira, E. (2011). The evocative power of projective techniques for the elicitation of meaning. International Journal of Qualitative Methods, 10(1), 30-41. https://doi.org/10.1177/160940691101000103

Rojas-Rivas, E., Espinoza-Ortega, A., Thomé-Ortiz, H., and Cuffia, F. (2022). More than words! A narrative review of the use of the projective technique of word association in the studies of food consumer behavior: Methodological and theoretical implications. Food Research International, 156, 111124. https://doi.org/10.1016/j.foodres.2022.111124.

Scheurenbrand, K., Parsons, E., Cappellini, B., and Patterson, A. (2018). Cycling into headwinds: Analyzing practices that inhibit sustainability. Journal of Public Policy and Marketing, 37(2), 227-244. https://doi.org/10.1177/0743915618810440

Shenton, A. (2004). Strategies for ensuring trustworthiness in qualitative research projects. Education for Information, 22 (2), p. 63-75. https://doi.org/10.3233/EFI-2004-22201

Spry, L., and Pich, C. (2021). Enhancing data collection methods with qualitative projective techniques in the exploration of a university’s brand identity and brand image. International Journal of Market Research, 63(2), 177-200. https://doi.org/10.1177/1470785320943045

Stake. R. (2000). Case Studies. In: Denzin, N. K. and Lincoln, Y. S. (Ed.) Handbook of qualitative research. London: Sage. p. 435-454.

Steinman, R. (2009). Projective techniques in consumer research. International Bulletin of Business Administration, 5 (1), p. 37-45.

Stenbacka, C. (2001). Qualitative research requires quality concepts of its own. Management Decision, 39 (7), p. 551-556. https://doi.org/10.1108/EUM0000000005801

Ullrich, D., de Oliveira, J., Basso, K., and Visentini, M. (2012). Reflexões teóricas sobre confiabilidade e validade em pesquisas qualitativas: em direção à reflexividade analítica. Análise–Revista de Administração da PUCRS, 23(1), 19-30.

Valente, M. (2016). História dos testes psicológicos. Boletim de Psicologia, 66 (144), p. 125-129.

Veal, A. (2011). Metodologia de Pesquisa em Lazer e Turismo. São Paulo: Aleph.

Webb, J. (1992). Understanding and designing marketing research. London. Academic Press.

Will, V, Eadie, D and Macaskill, S. (1996). Projective and enabling techniques explored. Marketing Intelligence and Planning, 14, p. 38-43. https://doi.org/10.1108/02634509610131144

Downloads

Publicado

26.07.2024

Como Citar

Antunes, L. G. R., Souza, R. de F., Ferreira, A. C., Zanola, F. de A., & Vilas Boas, L. H. de B. (2024). Técnicas projetivas: em busca de uma alternativa para validade e confiabilidade. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 23(3), 1277–1314. https://doi.org/10.5585/remark.v23i3.25536

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)