Dimensões e Determinantes da Satisfação de Alunos em uma Instituição de Ensino Superior

Autores

  • Valderí de Castro Alcântara Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba
  • Gilberto Venâncio Luiz Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba
  • Ana Cristina Ferreira Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba
  • Sâmara Ayeska Silva Teodoro Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v11i3.2444

Palavras-chave:

Satisfação de alunos, Análise fatorial, Dimensões, IES.

Resumo

Diversos trabalhos acadêmicos buscam validar atributos, dimensões e constructos da satisfação de alunos em Instituições de Ensino Superior. Dentro deste escopo, o presente trabalho tem por objetivo mensurar o nível de satisfação dos alunos de uma Instituição de Ensino Superior, extrair dimensões “latentes” e identificar os determinantes dessa satisfação. A pesquisa foi realizada em um campus recém implantado e os dados foram coletados através de uma escala de avaliação contendo 31 variáveis. A amostra foi de 139 alunos (p=0,50; e=0,08; 1-α=0,95) e a escala obteve um Coeficiente α de Cronbach de 0,92. Utilizou-se para extrair dimensões e sumarizar os dados a Análise Fatorial Exploratória (extração dos componentes principais) com rotação ortogonal Varimax. O procedimento extraiu seis fatores que explicam 59,04% da variabilidade total: “Atitudes dos professores” (eigenvalue=4,60), “Fatores extraclasse” (eigenvalue=3,99), “Suporte às atividades universitárias” (eigenvalue=3,40), “Método de ensino” (eigenvalue=3,01), “Capacitação dos professores” (eigenvalue=1,69) e “Atividades Acessórias” (eigenvalue=1,61). De forma geral, a maior média foi encontrada nas dimensão “Capacitação dos professores” e a menor em “Fatores extraclasse”. O escore geral de satisfação foi de 50,07% (baixo) indicando a necessidade de melhoria em diversas áreas da instituição. O modelo de Regressão Linear Múltipla (R2=0,97) foi significativo ao nível de 1% de probabilidade. A dimensão “Atitudes dos professores” foi a que mais contribuiu para o nível de satisfação dos alunos. DOI: 10.5585/remark.v11i3.2444

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Biografia do Autor

Valderí de Castro Alcântara, Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba

É graduando do curso de Administração pela Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba. Atuou como monitor das disciplinas Cálculo I, Iniciação à Estatística, Sociologia Geral e Estatística Econômica e Empresarial. Foi bolsista pelo Programa de Bolsas Institucionais de Extensão Universitária (PIBEX) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). É membro dos grupos de pesquisa Ciências Sociais Aplicadas e Desenvolvimento territorial, gestão compartilhada e políticas públicas (UFV/CRP). Possui experiência em pesquisa nas áreas: cultura organizacional, responsabilidade social, desenvolvimento sustentável, avaliação insitucional, capacidade institucional, assimetria de informação, Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar e métodos multivariados para administração.

Gilberto Venâncio Luiz, Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Viçosa (2002), Especialização em Estratégias e Administração de Marketing pela Faculdade de Ciências Contabéis de Ponte Nova (2004) e mestrado em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Atualmente é Professor Assistente I da Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba/MG. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: Administração e Estratégias de Marketing, Pesquisa de Marketing e comportamento do consumidor.

Ana Cristina Ferreira, Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba

É graduanda do curso de Administração pela Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba. Atuou como monitora da disciplina Iniciação à Estatística por três períodos. É participante voluntária do Projeto de Extensão Resgatando Sorrisos.

Sâmara Ayeska Silva Teodoro, Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba

Bacharelando em Administraçãopela Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba. Estagiária do Programa Liderança Empreendedora (PROLE)

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Publicado

26.12.2012

Como Citar

Alcântara, V. de C., Luiz, G. V., Ferreira, A. C., & Silva Teodoro, S. A. (2012). Dimensões e Determinantes da Satisfação de Alunos em uma Instituição de Ensino Superior. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 11(3), 192–219. https://doi.org/10.5585/remark.v11i3.2444