Vol. 8 N.º 2: Artigos

Políticas públicas e financiamento da educação
(Jan./jun. 2006)
Publicado: 2006-12-01

Editorial

  • Educação e financiamento: duas décadas de social-democracia no Brasil

    José Rubens Lima Jardilino
    263-272
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v8i2.469

Artigos

  • Fundeb: avanços, limites e perspectivas

    Luis de Sousa Junior
    275-290
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v8i2.470
  • Políticas públicas de financiamento da educação no Brasil

    João Cardoso Palma Filho
    291-312
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v8i2.471
  • A relação entre as variações no compromisso financeiro dos municípios com a educação e o desempenho escolar

    Marcos Paulo Pereira da Anunciação, Robert Evan Verhine
    313-328
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v8i2.472
  • Os efeitos do caráter indutor do Fundef no Estado de São Paulo: os casos dos municípios de Canitar e Pedrinhas Paulista

    José Luiz Guimarães, Fernando Frei
    329-360
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v8i2.473
  • Financiamento da educação no Brasil – marchas e contramarchas

    José Eustáquio Romão
    361-384
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v8i2.474
  • Políticas e investimentos do Governo do Paraná na rede pública de ensino (1889-1930)

    Maria Cecília Marins de Oliveira
    385-406
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v8i2.475
  • Planfor, reforma do Estado e acumulação flexível: tecendo fios invisíveis

    Georgia Sobreira dos Santos Cêa
    407-426
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v8i2.476
  • Ensino superior no Brasil: mercado, regulação e estratégias

    André Sathler Guimarães, Valdemir Pires
    427-448
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v8i2.477
  • Política de expansão do ensino superior: a classe operária vai ao campus

    Carlos Bauer
    449-470
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v8i2.478

Resenhas

  • Estudos de complexidade

    Gabriel Perissé
    473-476
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v8i2.479
  • Formar à esquerda: processos de educação política no PT e na CUT – um estudo sobre a Fundação Nativo Natividade

    Carlos Bauer
    477-478
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v8i2.480
  • A qualidade do ensino na escola pública

    Verone Lane Rodrigues
    479-482
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v8i2.481
  • Formazione insegnante. I fabbisogni formativi e lo sviluppo professionale degli insegnanti nel contesto della riforma del sistema scolastico italiano

    J. J. Queiroz
    483-488
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v8i2.482