O Papel da Música na Educação Infantil

Auteurs

  • Maria da Glória Marcondes Gohn Uninove
  • Isa Stavracas

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.v12i2.1563

Mots-clés :

Educação Infantil, Música, Educador - formação,

Résumé

Este artigo é parte da dissertação de Mestrado intitulada “O Papel da Música na Educação Infantil”, na qual se analisa a presença e a forma de utilização da música em práticas educativas da Educação Infantil, comparando a realidade com as suas possibilidades de utilização, preconizadas por estudiosos do tema. Por meio de reflexões e questionamentos sobre as ações desenvolvidas nesse contexto educativo, pretende-se abordar as diversas possibilidades da música para a construção do conhecimento, fundamentadas por teóricos que a apontam como necessária para a criança e o processo de ensino-aprendizagem. Na educação escolar, formal, a música está inserida nas leis e nos documentos oficiais, entre os quais: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN (Lei nº 9.394, de 1996) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), documentos estes que oferecem diretrizes para o atendimento e desenvolvimento integral da criança, portanto, fundamentais na análise das práticas educativas voltadas para a construção do conhecimento musical.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Maria da Glória Marcondes Gohn, Uninove

Doutora em Ciência Política – FFLCH-USP; Pós-doutoramento em Sociologia – New School [New York] (EUA); Professora titular da Faculdade de Educação – UNICAMP/UNINOVE; Coordenadora – Grupo de Estudos sobre Movimentos Sociais, Educação e Cidadania (GEMDEC); Pesquisadora I – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Secretária executiva do Reasearch Committee ‘Social Classes and Social Movements’ – Associação Internacional de Sociologia.

Isa Stavracas

Mestra em Educação - Universidade Nove de Julho; Licenciatura Plena para Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental – FEUSP;

Téléchargements

Publiée

2011-04-04

Comment citer

MARCONDES GOHN, Maria da Glória; STAVRACAS, Isa. O Papel da Música na Educação Infantil. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 487–504, 2011. DOI: 10.5585/eccos.v12i2.1563. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/eccos/article/view/1563. Acesso em: 12 mars. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos
Views
  • Résumé 2083
  • PDF (Português (Brasil)) 3859