O Papel da Música na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.v12i2.1563Palabras clave:
Educação Infantil, Música, Educador - formação,Resumen
Este artigo é parte da dissertação de Mestrado intitulada “O Papel da Música na Educação Infantil”, na qual se analisa a presença e a forma de utilização da música em práticas educativas da Educação Infantil, comparando a realidade com as suas possibilidades de utilização, preconizadas por estudiosos do tema. Por meio de reflexões e questionamentos sobre as ações desenvolvidas nesse contexto educativo, pretende-se abordar as diversas possibilidades da música para a construção do conhecimento, fundamentadas por teóricos que a apontam como necessária para a criança e o processo de ensino-aprendizagem. Na educação escolar, formal, a música está inserida nas leis e nos documentos oficiais, entre os quais: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN (Lei nº 9.394, de 1996) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), documentos estes que oferecem diretrizes para o atendimento e desenvolvimento integral da criança, portanto, fundamentais na análise das práticas educativas voltadas para a construção do conhecimento musical.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-04-04
Cómo citar
MARCONDES GOHN, Maria da Glória; STAVRACAS, Isa. O Papel da Música na Educação Infantil. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 487–504, 2011. DOI: 10.5585/eccos.v12i2.1563. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/eccos/article/view/1563. Acesso em: 12 mar. 2025.
Número
Sección
Artigos
Visualizaciones
- Resumen 2083
- PDF (Português (Brasil)) 3859