Sugestão de atividades de Educação Física adaptadas para alunos usuários de cadeira de rodas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/49.2024.24724

Palavras-chave:

Educação Física adaptada; pessoa com deficiência; inclusão

Resumo

De relevância educacional e social, o presente estudo se concentra em examinar as dificuldades enfrentadas por profissionais de educação física durante o processo de inclusão de alunos cadeirantes, usuários de cadeiras de rodas, em suas aulas; e apesar de a legislação prever essa inclusão, esse direito ainda não é efetivamente garantido. Nesse sentido, objetiva-se neste estudo apresentar atividades práticas de Educação Física direcionadas a usuários de cadeira de rodas, a fim de auxiliar na inclusão escolar desses alunos com deficiência. A metodologia utilizada neste artigo segue a ordem qualitativa com pesquisa aplicada, apresentando sugestões que podem ser utilizadas no cotidiano. Logo, o que se propõe enfatiza a importância de se permitir que o aluno cadeirante participe das atividades regulares planejadas e conclui-se, portanto, a necessidade de se planejar aulas adaptadas, respeitando a singularidade do aluno com deficiência, para que todos – com deficiência ou não – participem de forma equitativa.

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Biografias Autor

Greidson Caetano de Aquino, Centro Universitário Vale do Rio Verde – UNINCOR

Mestre em Gestão, Planejamento e Ensino

 

Terezinha Richartz, Centro Universitário Vale do Rio Verde – UNINCOR

Doutora em Ciências Sociais

 

 

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Publicado

2024-07-12

Como Citar

AQUINO, Greidson Caetano de; RICHARTZ, Terezinha. Sugestão de atividades de Educação Física adaptadas para alunos usuários de cadeira de rodas. Dialogia, [S. l.], n. 49, p. e24724, 2024. DOI: 10.5585/49.2024.24724. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/24724. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Secção

Artigos