Práticas educativas e entretenimento: mapeamento da utilização da cultura pop como material didático no Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/46.2023.24101

Palavras-chave:

práticas educativas, cultura pop, Ensino Superior

Resumo

Este artigo foi guiado pela seguinte questão norteadora: “Qual o potencial de uso de produtos da cultura pop contemporânea, na educação escolar, como material didático complementar?”. O objetivo geral é responder se produtos da cultura pop contemporânea são percebidos como válidos e realmente utilizados no processo de educação escolar no Ensino Superior. Para isso, foi mapeada, por meio de um questionário aplicado numa universidade comunitária do estado de São Paulo, a utilização de produtos da cultura pop em aulas ministradas, de modo a identificar padrões e potenciais de utilização desse tipo de produto cultural. Destacaram-se como achados o fato de haver ampla aceitação, por parte da comunidade docente considerada, da cultura pop como recurso a ser explorado em aula, sendo o cinema a mídia mais utilizada. Ainda que esse tipo de utilização esteja mais concentrado nas Humanidades, a prática se encontra consideravelmente capilarizada em outras áreas do conhecimento.

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Biografias Autor

Guilherme Augusto Caruso Profeta, Universidade de Sorocaba (Uniso), Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Educação, pós-doutor pelo Museu de Zoologia da USP

 

Roger dos Santos, Universidade de Sorocaba (Uniso)

Doutor em Educação

Amanda Maria Franco de Oliveira, Universidade de Sorocaba (Uniso)

Graduada em Relações Públicas, graduanda em Letras: Português/Inglês

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Publicado

2023-12-07

Como Citar

PROFETA, Guilherme Augusto Caruso; SANTOS, Roger dos; OLIVEIRA, Amanda Maria Franco de. Práticas educativas e entretenimento: mapeamento da utilização da cultura pop como material didático no Ensino Superior. Dialogia, [S. l.], n. 46, p. e24101, 2023. DOI: 10.5585/46.2023.24101. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/24101. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Secção

Artigos