Oportunidades formativas e práxis na Cidade Educadora: a cidade como proposta curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/45.2023.24072

Palavras-chave:

escola, currículo, Cidade Educadora, Educação

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar e defender a proposta de uma aprendizagem que coloca a cidade como perspectiva que perpassa o currículo, inserindo-se no contexto de formação inicial e continuada de professores e na prática do uso dos espaços formais, não formais e informais de educação. A metodologia constitui-se de revisão sistemática de literatura, coleta e análise de dados extraídos da base de dados SciELO e Google Acadêmico, bem como do trabalho de campo realizado com professores e alunos dos anos finais do ensino fundamental de uma escola na cidade de Apiaí/SP. Os resultados mostram que a Cidade Educadora é uma proposta pedagógica capaz de promover a aprendizagem significativa, ao passo que oportuniza aos professores e estudantes planejarem projetos interdisciplinares, aplicá-los e aprender com eles, pois o território da aprendizagem emerge e conecta a comunidade escolar e a cidade, contribuindo para o senso de pertença ao território.

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Biografias Autor

Alceli Ribeiro Alves, Centro Universitário Internacional UNINTER

Doutor em Geografia

 

Luis Fernando Lopes, Centro Universitário Internacional UNINTER

Doutor em Educação

 

Elcio Pereira de Souza Lazzarotto, Centro Universitário Internacional UNINTER

Mestre em Educação

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Publicado

2023-07-07

Como Citar

ALVES, Alceli Ribeiro; LOPES, Luis Fernando; LAZZAROTTO, Elcio Pereira de Souza. Oportunidades formativas e práxis na Cidade Educadora: a cidade como proposta curricular. Dialogia, [S. l.], n. 45, p. e24072, 2023. DOI: 10.5585/45.2023.24072. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/24072. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Secção

Dossiê n. 45 “Cidade Educadora: princípios e oportunidades”