Moradia estudantil e índice de desempenho acadêmico: análise quantitativa na Universidade Federal da Grande Dourados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/43.2023.22834

Palavras-chave:

programa nacional de assistência estudantil, moradia estudantil, desempenho acadêmico, pesquisa quantitativa

Resumo

A disponibilização de moradia estudantil viabiliza que os universitários concluam seus estudos. Assim, objetivou testar a hipótese de que a moradia estudantil tem reflexo positivo no desempenho acadêmico e as possíveis diferenciações entre estudantes de tempo parcial com os de tempo integral. Através da pesquisa quantitativa e descritiva, a amostra final evidenciou que a participação no programa de moradia estudantil não tem reflexo positivo no desempenho acadêmico. A ideia de que o aluno de curso parcial residente na moradia teria desempenho superior ao aluno de curso integral foi suportada. Os resultados evidenciam que a moradia é uma ação importante no rol das ações da assistência estudantil, mas que como uma ação isolada não atinge a melhoria esperada no desempenho do acadêmico, ao contrário do que havia sido defendido na literatura. A pesquisa amplia contribuição empírica na discussão teórica da política de assistência estudantil na ótica da eficiência e de resultados, e contribui em ampliar as variáveis relacionadas ao desempenho acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Renato Fabiano Cintra, Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD

Doutor em Administração 

 

Ivano Ribeiro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Doutor em Administração 

Benny Kramer Costa, Universidade Nove de Julho – UNINOVE

Pós-Doutor em Administração 

 

Referências

ARIOVALDO, T. C. de C. Política de moradia estudantil: Experiências de moradoras nos alojamentos da Universidade Federal de Viçosa. In: Colóquio Internacional de Gestão Universitária, 16., 2016, Arequipa. Anais... Arequipa: Universidade Nacional de San Agustin, 2016, p. 1-13.

ASSIS, A. C. L. de; SANABIO, M. T.; MAGALDI, C. A.; MACHADO, C. S. As políticas de assistência estudantil: Experiências comparadas em universidades públicas brasileiras. In: Colóquio Internacional de Gestão Universitária, 13., 2013, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2013, p. 1-19.

BARBOSA, R. de A. A assistência ao estudante da residência universitária da UFPB. 133f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa/PB, 2009.

BARRETO, D.; JACOBSEN, A. de L.; PICKLER, C. de M.; ROCHA, R. A. da; AMANTE, C. J. Moradias estudantis das universidades federais do sul do Brasil: reflexões sobre as políticas de gestão universitária. In: Colóquio Internacional de Gestão Universitária, 16., 2016, Mar del Plata. Anais... Mar del Plata: Universidade Nacional de Mar del Plata, 2016, p. 1-16.

BARROS, C. de M. P.; FREIRE, J. C. Responsabilidade social universitária: Um estudo de caso do Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará – Campus de Sobral. In: ANDRIOLA, W. B. (org). Jangadeiros da Educação: lançando redes sobre o ensino superior. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 283-311.

BORDIM, C. F.; BAGGIO, D. K.; CINTRA, R. F.; RIBEIRO, I. Desempenho acadêmico e moradia estudantil: Variáveis que afetam(?) os estudantes da Universidade Federal da Grande Dourados. In: Colóquio Internacional de Gestão Universitária, 19., 2019, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2019, p. 1-16.

CAMPOS, J. D. da S.; ARAUJO, J. R. de; RAPOSO, M. C. F. Tempo que os estudantes com auxílio moradia na UFPE levam para se formar ou se desvincular da instituição. In: Colóquio Internacional de Gestão Universitária, 15., 2015, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2015, p. 1-15.

CAMPOS, L. C.; MACHADO, T. R. B.; MIRANDA, G. J.; COSTA, P. de S. Cotas sociais, ações afirmativas e evasão na área de negócios: Análise empírica em uma universidade federal brasileira. Revista Contabilidade & Finanças, v. 28, n. 73, p. 27-42, 2017.

CAVALCANTE, R. A.; SOUZA, A. C. A. A. de. Stakeholders no setor público: estudo de caso em organização vencedora do prêmio Ceará gestão pública. In: Encontro da Associação Nacional de Pós -Graduação e Pesquisa em Administração, 41., 2017, São Paulo. Anais... São Paulo: World Trade Center, 2017, p. 1-16.

CHAEBO, G.; MEDEIROS, J. J. Reflexões conceituais em coprodução de políticas públicas e apontamentos para uma agenda de pesquisa. Cadernos EBAPE.BR, v. 15, n. 3, p. 615-628, 2017.

COSTA, C. G. F.; SILVA, E. V. da. O que realmente importa no processo de tomada de decisão considerando políticas públicas baseadas em evidência. Revista Administração em Diálogo, v. 18, n. 2, p. 124-143, 2016.

CRANTON, P. Undestanding and promoting transformative learning: a guide for educators of adults. San Francisco: Jossey-Bass, 2006.

CUNHA, J. V. A. da; CORNACHIONE JR., E. B.; LUCA, M. M. M. de; OTT, E.. Modéstia de alunos de graduação em Ciências Contábeis sobre o desempenho acadêmico: Uma análise pela ótica da teoria da autoeficácia. In: Congresso da USP de Controladoria e Contabilidade, 10., 2010, São Paulo. Anais... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2010, p. 1-16.

FAEDO, J. Y. Y.; YAMAMOTO, V. S.; JESUS-LOPES, J. C. de. Ações afirmativas no Brasil: Uma pesquisa bibliométrica. Desafio Online, v. 5, n. 3, p. 384-402, 2017.

FAVA, H. de L.; CINTRA, R. F. Indicadores na assistência estudantil: Análise nas universidades federais brasileiras. In: Seminário em Administração, 22., 2020, São Paulo. Anais... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2020, p. 1-15.

FERNANDES, I. F. de A. L.; ALMEIDA, L. de A. Teorias e modelos de políticas públicas: uma revisão das abordagens sobre o processo de políticas. Revista Teoria & Pesquisa, v. 28, p. 122-145, 2019.

FIELD, A. Descobrindo a estatística usando o SPSS. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FONSECA, F. A trama conflituosa das políticas públicas: Lógicas e projetos em disputa. Cadernos EBAPE.BR, v. 14, n. Edição Especial, p. 406-417, 2016.

GRINER, A.; SAMPAIO, L. M. B.; SAMPAIO, R. M. B. A política afirmativa “argumento de inclusão” como forma de acesso à universidade pública: O caso da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Revista de Administração Pública, v. 49, n. 5, p. 1291-1317, 2015.

GUIMARÃES, S. É. R.; BORUCHOVITCH, E. O estilo motivacional do professor e a motivação intrínseca dos estudantes: uma perspectiva da teoria da autodeterminação. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 17, p. 143-150, 2004.

HAIR, J. F.; BLACK, B.; BABIN, B.; ANDERSON, R. E.; TATHAM, R. L. Análise multivariada de dados. Porto Alegre: Bookman, 2009.

HAVEROTH, J.; SANTOS, C. A. dos; CUNHA, P. R. da. Relação do afeto percebido com o desempenho de acadêmicos de ciências contábeis e características individuais. Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 14, n. 3, p. 163-181, 2019.

KNOWLES, M. S. The modern practice of adult education: From pedagogy to andragogy. Cambridge MA: Cambridge Adult Education, 1980.

KURCGANT, P.; CIAMPONE, M. H. T.; FELLI, V. E. A. Avaliação de desempenho docente, discente e de resultados na disciplina administração em enfermagem nas escolas de enfermagem no Brasil. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 35, p. 374-380, 2001.

LILLIEFORS, H. W. On the Kolmogorov-Smirnov test for normality with mean and variance unknown. Journal of the American Statistical Association, v. 62, p. 399-402, 1967.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

MARCHI, A. de; PEREIRA, D. G.; VERDINELLI, M. A. Percepção dos stakeholders internos sobre as práticas de responsabilidade social universitária. In: Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 41., 2017, São Paulo. Anais... São Paulo: World Trade Center, 2017, p. 1-16.

MARIO, C. G. de. Concepções de justiça e a análise de políticas públicas. Administração Pública e Gestão Social, v. 8, n. 1, p. 5-14, 2016.

MARÔCO, J. Análise estatística com a utilização do SPSS. Pero Pinheiro: Report Number, 2011.

MELO, A. L. de; SANTOS, E. de J. R. dos; ANDRADE, G. P. de. Ensino Superior no Brasil: Do elitismo colonial ao autoritarismo. In: Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas, 8., 2009, Campinas. Anais... Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2009, p. 1-26.

MENDONÇA, C. M. C. de; GUERRA, L. C. B.; MENDONÇA, A. V. P. de M.; SOUSA NETO, M. V. de. Políticas de acesso à educação superior e desempenho de alunos bolsistas: O caso de uma universidade privada de Natal/RN. Revista Eletrônica do Mestrado em Administração da Universidade Potiguar, v. 7, n. 2, p. 16-29, 2015.

MILONE, G. Estatística geral e aplicada. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

MIRANDA, C. de S.; LIMA, J. P. R. de; ANDRADE, F. P. de. Do students from affirmative actions have lower academic performance? Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 14, n. 1, 1-15, 2020.

MIRANDA, G. J.; MAMEDE, S. de P. N.; MARQUES, A. V. C.; ROGERS, P. Determinantes do desempenho acadêmico em Ciências Contábeis: Uma análise de variáveis comportamentais. In: Congresso da USP de Controladoria e Contabilidade, 14., 2014, São Paulo. Anais... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2014. p. 1-17.

OSSE, C. M. C.; COSTA, I. I. da. Saúde mental e qualidade de vida na moradia estudantil da Universidade de Brasília. Estudos de Psicologia, v. 28, n. 1, p. 115-122, 2011.

PEIXOTO, A. de L. A.; RIBEIRO, E. M. B. de A.; BASTOS, A. V. B.; RAMALHO, M. C. K. Cotas e desempenho acadêmico na UFBA: um estudo a partir dos coeficientes de rendimento. In: Colóquio Internacional de Gestão Universitária, 13., 2013, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2013, p. 1-15.

POLESE, A. G.; BORTOLUZZI, S. C.; ANTONELLI, R. A. Relação entre as variáveis comportamentais e o desempenho acadêmico: Um estudo com acadêmicos de administração e ciências contábeis. Revista Mineira de Contabilidade, v. 20, n. Edição Especial, p. 6-19, 2019.

RALWS, J. Uma teoria da justiça. Lisboa: Penso, 1993.

RIBEIRO, F.; AVELINO, B. C.; COLAUTO, R. D.; CASA NOVA, S. P. de C. Comportamento procrastinador e desempenho acadêmico de estudantes do curso de ciências contábeis. Advances in Scientific and Applied Accounting, v. 7, n. 3, p. 386-406, 2014.

SINGH, K.; GRANVILLE, M.; DIKA, S. Mathematics and Science achievement: effects of motivation, interest, and academic engagement. The Journal of Educational Research, v. 95, n. 6, p. 323-332, 2002.

SOUSA, Z. A. de Sá; FERREIRA, M. A.; MIRANDA, G. J. Teoria da atribuição de causalidade: Percepções docentes e discentes sobre os determinantes do desempenho acadêmico. Advances in Scientific and Applied Accounting, v. 12, n. 2, p. 40-58, 2019. https://doi.org/10.14392/ASAA.2019120203

SOUZA, G. V. de; CINTRA, R. F. Política pública de assistência estudantil no Brasil: Análise da última década (2011-2019). In: Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 44., 2020, On-line. Anais... On-line, 2020, p. 1-14.

UFGD. Universidade Federal da Grande Dourados. Resolução n. 53 de 1/7/2010: Regulamento Geral dos Cursos de Graduação da UFGD. Disponível em: . Acesso em: 17 ago. 2017.

VASCONCELOS, N. B. Programa nacional de assistência estudantil: uma análise da evolução da assistência estudantil ao longo da história da educação superior no Brasil. Ensino Em-Revista, v. 17, n. 2, p. 599-616, 2010.

VEIGA, F. H.; FESTAS, I.; TAVEIRA, C.; GALVÃO, D.; JANEIRO, I.; CONBOY, J.; CARVALHO, C.; CALDEIRA, S.; MELO, M.; PEREIRA, T.; ALMEIDA, A.; BAHÍA, S.; NOGUEIRA, J. Envolvimento dos alunos na escola: Conceito e relação com o desempenho académico – sua importância na formação de professores. Revista Portuguesa de Pedagogia, v. 46, n. 2, p. 31-47, 2014.

VIEIRA, P. L.; CASTRO, R. C. A. de M.. Permanência e êxito acadêmico: contribuição da política de assistência estudantil na UFPA, campus de Altamira. Revista Exitus, v. 9, n. 3, p. 87-115, 2019.

WEBER, W.; POLO, E. F. A imprecisão na administração estratégica: uma abordagem baseada no pensamento complexo. Revista Brasileira de Gestão do Negócio, v. 9, n. 24, p. 75-90, 2007.

Publicado

2023-01-31

Como Citar

CINTRA, Renato Fabiano; RIBEIRO, Ivano; COSTA, Benny Kramer. Moradia estudantil e índice de desempenho acadêmico: análise quantitativa na Universidade Federal da Grande Dourados. Dialogia, [S. l.], n. 43, p. e22834, 2023. DOI: 10.5585/43.2023.22834. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/22834. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Secção

Artigos