FIOCRUZ e pandemias: A importância da História da Ciência nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/41.2022.21804

Palavras-chave:

história da ciência, grupo colaborativo, crianças, ensino de ciências

Resumo

O nosso momento de pandemia ressaltou a importância de levar ao conhecimento da população a importância de instituições, tendo em vista que é necessário levar os estudantes a perceberem que a sua construção não foi algo linear,  e a FIOCRUZ é  orgulho nacional e todos podem conhecer suas limitações e benefícios que podem levar a sociedade. O presente artigo apresenta uma estratégia didática elaborada sobre a utilização da história da ciência para o ensino através da ação da FIOCRUZ, tal abordagem necessita ser explorada desde o início da escolarização das crianças, pois permite que elas desenvolvam de forma gradativa, um entendimento sobre o que é e como se faz ciências. Foi organizado um grupo colaborativo com professoras polivalentes dos anos iniciais do ensino fundamental para uma discussão mais ampla das possibilidades e limites da história da ciência, e uma produção desse grupo é a estratégia didática apresentada nesse artigo.

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Biografias Autor

Lucas Peres Guimarães, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia-IFRJ

Doutor em Ensino de Ciências

 

Denise Leal de Castro, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia-IFRJ

Doutora em Química

 

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Publicado

2022-07-20

Como Citar

GUIMARÃES, Lucas Peres; CASTRO, Denise Leal de. FIOCRUZ e pandemias: A importância da História da Ciência nos anos iniciais do ensino fundamental. Dialogia, [S. l.], n. 41, p. e21804, 2022. DOI: 10.5585/41.2022.21804. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/21804. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Secção

Artigos