A educação do campo: um estudo sobre as condições das escolas dos assentamentos de reforma agrária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/39.2021.20630

Palavras-chave:

educação do campo, escola do campo, educação rural

Resumo

A Educação do Campo surge no Brasil como resultado do processo de luta dos movimentos sociais do campo, especialmente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Assentados (MST) Assim, esse trabalho tem como objetivo demonstrar que apesar das políticas públicas para a educação do campo ter representado grandes avanços, a realidade atual das escolas rurais revela a existência de um abismo entre tais políticas e os desafios educacionais a serem enfrentados pelas escolas da zona rural. Análises realizadas à luz do Censo da Educação Escolar de 2018 (BRASIL, 2019) revelam a grande precarização da infraestrutura dessas escolas e o fechamento de um número significativo delas nos últimos anos. Todos esses problemas apontados, como resultado do abandono dos nossos governantes, causam grandes dificuldades ao processo de ensino aprendizagem dos alunos do campo e contribuem também para que um significativo número de crianças e jovens da zona rural permaneça fora da escola. 

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Biografias Autor

Vitor Machado, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP.

Doutor em Educação

Amanda Matheus Tsuchiya, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP

Graduanda em Pedagogia

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Publicado

2021-12-15

Como Citar

MACHADO, Vitor; TSUCHIYA, Amanda Matheus. A educação do campo: um estudo sobre as condições das escolas dos assentamentos de reforma agrária. Dialogia, [S. l.], n. 39, p. e20630, 2021. DOI: 10.5585/39.2021.20630. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/20630. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Secção

Dossiê n. 39 “Retratos de Escolas: estudos sobre a escolarização em diferentes contextos e territórios educativos”