Narrativas da pandemia: de professora experiente à coordenadora pedagógica iniciante de creche

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/39.2021.20623

Palavras-chave:

professor, professor coordenador pedagógico, creche, pandemia

Resumo

Este artigo se propõe a analisar, à luz das narrativas, as vivências de uma professora experiente que, durante a pandemia, assumiu a função de coordenadora pedagógica de creche. Primeiro, atuante com crianças bem pequenas em uma creche da rede pública, na Zona Oeste Paulista; depois, como gestora iniciante com atribuições em uma outra creche, do mesmo município, que atendia somente bebês. Utilizamos como aporte teórico: Clandinin e Connely (2000); Cochran-Smith e Lytle (2015); Dalberg, Moss e Pence (2019) e Oliveira-Formosinho (2009). Por meio das narrativas constatamos que as vivências da professora experiente na educação infantil influenciaram de forma substancial suas ações enquanto gestora iniciante. Compreendemos que a situação da creche física, com suas portas fechadas em virtude da pandemia da COVID19, demonstrou que a presença do professor nunca foi tão necessária.

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Biografias Autor

Márcia Tostes Costa da Silva, Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM.

Doutora em Educação, Arte e História da Cultura

Thatiana Francelino Guedes Pineda, Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM.

Doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura

Maria da Graça Nicoletti Mizukami, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC.

Doutora em Ciências Humanas

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Publicado

2021-11-08

Como Citar

COSTA DA SILVA, Márcia Tostes; PINEDA, Thatiana Francelino Guedes; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Narrativas da pandemia: de professora experiente à coordenadora pedagógica iniciante de creche. Dialogia, [S. l.], n. 39, p. e20623, 2021. DOI: 10.5585/39.2021.20623. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/20623. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Secção

Dossiê n. 39 “Retratos de Escolas: estudos sobre a escolarização em diferentes contextos e territórios educativos”