As políticas de expansão do ensino superior no Brasil e a formação em cinema e audiovisual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n38.19326

Palavras-chave:

ensino superior, cinema, audiovisual, mercado de trabalho, políticas públicas para o ensino superior

Resumo

O artigo teve como objetivo central observar as complexidades da formação profissional em cinema e audiovisual, em nível superior no Brasil. Assim sendo, atentou-se para as transformações nas políticas públicas educacionais, ocorridas nas últimas décadas, tomando como recorte empírico o período de 1995 a 2016. Observou-se que, embora o crescimento significativo no número de cursos e matriculados em instituições públicas, notadamente, nas Universidades Federais, seja de grande importância, as instituições privadas de ensino ainda assumem posição central na formação de profissionais do cinema e do audiovisual. Articulada a essa observação, notou-se também a centralidade que as exigências do dinâmico mercado de trabalho, no campo do cinema e do audiovisual, ocupam na estruturação dos cursos de nível superior.

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Biografia Autor

Ricardo Normanha, Grupo de Pesquisa em Diferenciação Sociocultural – FE/Unicamp Professor Substituto do IFSP – Campus Pirituba

Doutor em Ciências Sociais

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Publicado

2021-06-25

Como Citar

NORMANHA, Ricardo. As políticas de expansão do ensino superior no Brasil e a formação em cinema e audiovisual. Dialogia, [S. l.], n. 38, p. e19326, 2021. DOI: 10.5585/dialogia.n38.19326. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/19326. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

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Artigos