A formação docente e a atividade de trabalho com adolescentes: diálogos possíveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.18235

Palavras-chave:

Enfoque Histórico-Cultural, Formação docente, Desenvolvimento psicológico, Adolescência

Resumo

No presente ensaio propomo-nos a analisar as relações dialéticas do sujeito professor e sua formação psíquica com o desenvolvimento de sua atividade de trabalho com adolescentes. A fundamentação teórica utilizada nesse estudo está ancorada em textos de Vygotski (1896-1934), Leontiev (1903-1979), Davidov (1930-1998) e autores contemporâneos que interpretam a realidade a partir do Enfoque Histórico-Cultural. Defendemos ao longo do estudo que o desenvolvimento da formação docente, constituído a partir de determinações sociais, é também um aspecto determinante da atividade de trabalho do professor. Trabalho esse que pode criar condições de apropriação de conhecimentos que impulsionem o desenvolvimento psíquico dos estudantes adolescentes, e essa dinâmica, por sua vez, possibilita em ambos o desenvolvimento de uma visão mais ampla e crítica da realidade e de si próprios.

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Biografias Autor

Eliete Zanelato, Universidade Federal de Rondônia - UNIR.

Doutora em Educação.

Soraya Cunha Couto Vital, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

Mestre em Psicologia.

Sônia da Cunha Urt, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS

Doutora em Educação.

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Publicado

2021-04-27

Como Citar

ZANELATO, Eliete; VITAL, Soraya Cunha Couto; URT, Sônia da Cunha. A formação docente e a atividade de trabalho com adolescentes: diálogos possíveis. Dialogia, [S. l.], n. 37, p. e18235, 2021. DOI: 10.5585/dialogia.n37.18235. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/18235. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Secção

Artigos