Novos caminhos para novos leitores: breve panorama da literatura contemporânea brasileira para crianças pequenas

Autores

  • Diana Navas Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N26.7421

Palavras-chave:

literatura infantil, pré-leitores, tendências, formação do leitor.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo traçar um breve panorama da produção contemporânea brasileira destinada preferencialmente às crianças pré-leitoras. Almeja-se investigar quais as especificidades das obras endereçadas aos leitores no início do seu processo de formação, bem como apresentar alguns dos mais significativos autores e livros da atual literatura infantil brasileira. Discute-se, ainda, a importância do papel do mediador no processo de encontro dos pequenos leitores com os livros literários, encontro esse decisivo no processo de formação do pequeno leitor. As discussões empreendidas neste estudo fundamentam-se nas reflexões de Colomer (2002), Reyes (2010) e Zilberman (2003), e apontam para uma literatura marcada pela pluralidade e qualidade estética, que muito tem a contribuir com a formação da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diana Navas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Letras – Literatura Portuguesa. Professora do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP - Brasil

Downloads

Publicado

26.05.2017

Como Citar

NAVAS, Diana. Novos caminhos para novos leitores: breve panorama da literatura contemporânea brasileira para crianças pequenas. Dialogia, [S. l.], n. 26, p. 51–68, 2017. DOI: 10.5585/dialogia.N26.7421. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/7421. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Leitura e escrita na Educação Básica