A cultura e metodologia maker na formação de professores: uma proposta criativa, interdisciplinar, inovadora, sustentável e inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.5585/50.2024.27733Palavras-chave:
formação inicial e continuada de professores, cultura e metodologia maker, inovação pedagógica, inclusão escolarResumo
Cabe à Universidade e à Escola, enquanto instituições de formação inicial e contínuada de professores, repensar as formas de ensinar e aprender, potencializando um movimento de inovação pedagógica da nova geração, para compreender e superar os desafios e problemas locais e globais. Neste sentido esse estudo tem como objetivo trazer reflexões sobre a prática da cultura maker, como ferramenta e pedagogia do movimento de inovação pedagógica, contribuindo para a resolução de problemas societais, na perspectiva sustentável, como propõe a Educação 5.0. A metodologia utilizada foi a teórica bibliográfica com revisão narrativa (Rother, 2007), cuja análise da literatura, é da interpretação crítica pessoal das autoras, a partir de seus repertórios investigativos e práticos. O estudo permitiu concluir que a cultura e metodologia maker, enquanto abordagem educativa, pode apoiar a mudança pedagógica que tanto se busca no sentido de um currículo humanista, visando a aprendizagem criativa, ativa, interativa, inovadora, interdisciplinar, inclusiva, equitativa, sustentável e no sentido de habilidades, atitudes e valores.
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