A EJA sob uma lente sócio-histórica: desafios e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.5585/52.2025.25850Palavras-chave:
educação de jovens e adultos;, ; história da educação;, política educacional.Resumo
Este artigo examina a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e como mudanças nas políticas e na sociedade moldaram a EJA ao longo do tempo até a chegada da EJA-EaD em Juazeiro-BA. Opera-se com uma análise relacional e sócio-histórica na tentativa de apreender as dinâmicas de poder nessa modalidade de educação e ensino. Destaca-se a importância da compreensão da EJA, visto que sua evolução está entrelaçada com transformações sociais, políticas e econômicas. O estudo parte de fontes bibliográficas e documentos sobre à EJA no Brasil e na cidade de Juazeiro-BA. Utiliza-se de uma abordagem interpretativa das conexões e dos temas recorrentes relacionados à história da EJA, e as influências das políticas educacionais e sociais. O objetivo é lançar luz sobre os desafios enfrentados pela EJA, destacar a importância das abordagens sócio-históricas. Conclui-se com uma análise sobre os desafios atuais e a importância dessas abordagens nessa forma de escolarização especificamente.
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