A EJA sob uma lente sócio-histórica: desafios e perspectivas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/52.2025.25850

Palabras clave:

educação de jovens e adultos;, ; história da educação;, política educacional.

Resumen

Este artigo examina a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e como mudanças nas políticas e na sociedade moldaram a EJA ao longo do tempo até a chegada da EJA-EaD em Juazeiro-BA. Opera-se com uma análise relacional e sócio-histórica na tentativa de apreender as dinâmicas de poder nessa modalidade de educação e ensino. Destaca-se a importância da compreensão da EJA, visto que sua evolução está entrelaçada com transformações sociais, políticas e econômicas. O estudo parte de fontes bibliográficas e documentos sobre à EJA no Brasil e na cidade de Juazeiro-BA. Utiliza-se de uma abordagem interpretativa das conexões e dos temas recorrentes relacionados à história da EJA, e as influências das políticas educacionais e sociais. O objetivo é lançar luz sobre os desafios enfrentados pela EJA, destacar a importância das abordagens sócio-históricas. Conclui-se com uma análise sobre os desafios atuais e a importância dessas abordagens nessa forma de escolarização especificamente.

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Biografía del autor/a

Denise Amaral Batista, Universidade do Estado da Bahia-UNEB- Campus III

Mestranda em Educação no Programa de Pós -Graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA. Especialista em Neuropsicopedagogia (2021) pela Universidade Unyleya. Pós -graduada em Alfabetização e Letramento- UNIRP, (2019). Extensão Universitária nas disciplinas; Sociogênese da Profissionalização docente e Políticas de Alfabetização e Letramento no Programa de pós-graduação, Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2018). Pesquisa os seguintes temas: Alfabetização de Jovens e Adultos, história, cultura e memória. Participa do Grupo de Pesquisa: Educação, Desenvolvimento e Profissionalização do Educador, do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação e Pedagogia da Pesquisa - GEPHEPP, da Universidade do Estado da Bahia. 

José Roberto Gomes Rodrigues, Universidade do Estado da Bahia-UNEB- Campus III

Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Doutorado em Educação pela USP. Mestrado em Educação pela UFMG. Graduação em Pedagogia pela UNEB. Especialização (lato sensu) em Metodologia do Ensino Superior pela PUCMinas; Especialização (lato sensu) em Avaliação Educacional pela UnB; Estágio (internacional) de Doutorado (Sanduiche-CAPES) em história da educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (FPCE-UL). Residência Pós-Doutoral no Centro de Pesquisas em História da Educação (GEPHE) do Programa de Pós-Graduação em Educação da FaE/UFMG, como Bolsista Pós-Doutorado Júnior (PDJ) do CNPq. Docente do Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semi-Áridos - PPGESA da UNEB/Campus III. Experiência na área de Educação, atuando nos seguintes temas: história da educação, ensino de história da educação, instituição escolar; história do ensino secundário (médio); história das disciplinas escolares; sociologia da educação; avaliação da aprendizagem, avaliação institucional e avaliação do ensino superior. Membro da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação CTAA do INEP-MEC (2020-2022). Autor dos seguintes livros: Campo Historiográfico-Educacional e Ensino: Editora Appris; Ensino Médio na Bahia e o Ginásio Ruy Barbosa - análise sócio-histórica da criação e consolidação de uma instituição escolar: Editora Appris; e Pedagogia e Ensino de História da Educação, Editora Liberlivro.

Michele Batista das Neves, Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Mestranda em Educação no Programa de Pós -Graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA. Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica, pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias - FAC. Pedagoga pela Universidade Estadual da Bahia - UNEB, Professora Concursada da Rede Municipais de Ensino - Juazeiro - BA, Assessora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação: Diretoria de Educação Infantil - Juazeiro-BA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação Continuada, atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização, Políticas Públicas Educacionais, Práxis pedagógica. Pesquisadora de Literatura Infantil e Infância

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Publicado

2025-03-07

Cómo citar

BATISTA, Denise Amaral; RODRIGUES, José Roberto Gomes; NEVES, Michele Batista das. A EJA sob uma lente sócio-histórica: desafios e perspectivas. Dialogia, [S. l.], n. 52, p. e25850, 2025. DOI: 10.5585/52.2025.25850. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/25850. Acesso em: 13 mar. 2025.

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