“Hei de cumprir esses meos deveres da milhor forma possivel”: indícios da presença italiana em São Paulo a partir do processo disciplinar contra professor público (Brotas, 1895/1896)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.19721

Palavras-chave:

Imigração italiana, Processo disciplinar, Professor italiano, Tática. Inspetor de distrito

Resumo

Em 1895 foi iniciado um processo contra Luigi Pericles Salmena, de nacionalidade italiana que atuava como professor interino, em uma escola provisória na cidade de Brotas, interior do Estado de São Paulo. Este artigo tem por objetivo problematizar o exercício da docência pelo imigrante, valendo-se de um caso de processo disciplinar da Instrução Pública Paulista. Interroga-se assim, qual o lugar da docência nas pesquisas sobre história da imigração italiana em São Paulo. Ancorado nos referenciais da História Cultural e da História da Educação e tendo a análise documental como procedimento adotado, tem como fontes o processo disciplinar, leis, decretos e a imprensa local. Toma-se de empréstimo a conceituação de tática e estratégia de De Certeau (2014). Como conclusão tem-se as disputas de poder entre as Câmaras Municipais e os inspetores de distrito; bem como a inserção do imigrante italiano na Instrução Pública desde fins do século XIX.

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Biografia do Autor

Claudia Panizzolo, Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP

Doutora em Educação

Gabriel Meneses Barros, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Mestre em Educação

Andrea Faria Sousa, Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP

Mestranda em Educação

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Publicado

17.05.2021

Como Citar

PANIZZOLO, Claudia; BARROS, Gabriel Meneses; SOUSA, Andrea Faria. “Hei de cumprir esses meos deveres da milhor forma possivel”: indícios da presença italiana em São Paulo a partir do processo disciplinar contra professor público (Brotas, 1895/1896). Dialogia, [S. l.], n. 37, p. e19721, 2021. DOI: 10.5585/dialogia.n37.19721. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/19721. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Modos de fazer e de pensar a História da Educação