Indústria 4.0 no ensino médio integrado à educação profissional: um debate possível?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.17298

Palavras-chave:

Indústria 4.0, Ensino Médio Integrado, Atividades Pedagógicas

Resumo

O presente artigo objetiva conhecer os conceitos da Indústria 4.0 (I4.0), de modo a identificar os possíveis processos de ensinagem nos cursos técnicos integrados ao ensino médio da Educação Profissional. Para tanto, a partir de uma abordagem metodológica qualitativa, do tipo bibliográfica e pautada nas bases conceituais da educação profissional e tecnológica (EPT) e de autores que se ocupam com o estuda da I4.0, apresenta: a) os procedimentos metodológicos; b) os conceitos e os fundamentos da I4.0; c) as relações com o ensino médio integrado à Educação Profissional (EMIEP) e da I4.0; d) as considerações acerca da ensinagem para a I4.0. Conclui-se que as estratégias de ensinagem podem contribuir, significativamente, para que os alunos do EMIEP se apropriem do conhecimento relacionado a I4.0 e tornem-se protagonistas no seu processo de construção do conhecimento.

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Biografia do Autor

Nilo César Oliveira Guimarães, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS.

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica.

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS.

Doutora em Educação.

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Publicado

27.04.2021

Como Citar

GUIMARÃES, Nilo César Oliveira; CASTAMAN, Ana Sara. Indústria 4.0 no ensino médio integrado à educação profissional: um debate possível?. Dialogia, [S. l.], n. 37, p. e17298, 2021. DOI: 10.5585/dialogia.n37.17298. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/17298. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos