Uma análise textual dos discursos empregados no gênero redação do enem

Autores/as

  • Marilúcia dos Santos Domingos Striquer Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N28.7769

Palabras clave:

Análise textual dos discursos. Textualidade. Gênero textual. Redação do ENEM.

Resumen

Apoiados em uma abordagem em que texto, discurso e gênero são pensados de forma articulada, analisaremos textos que configuram o gênero textual redação do ENEM, produzidos por alunos do último ano do ensino médio, atendidos por um projeto PIBID. A intenção é a de identificar o que os alunos já sabem sobre a organização textual de seus discursos e o que precisa ser aprimorado ou desenvolvido. O aporte teórico-metodológico se constitui dos preceitos da linguística textual e da análise textual dos discursos. Os resultados demonstram as deficiências que os alunos têm no emprego dos elementos que formam os aspectos globais e dos mais pontuais do gênero, os quais, portanto, devem ser tomados, pela equipe do projeto, como conteúdos específicos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutora em Estudos da Linguagem. Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS/UENP, Jacarezinho, PR – Brasil

Publicado

2018-02-02

Cómo citar

STRIQUER, Marilúcia dos Santos Domingos. Uma análise textual dos discursos empregados no gênero redação do enem. Dialogia, [S. l.], n. 28, p. 89–107, 2018. DOI: 10.5585/dialogia.N28.7769. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/7769. Acesso em: 19 oct. 2024.

Número

Sección

Artigos