Ensino médio no Brasil: diagnóstico e finalidade pedagógica

Autores/as

  • Gislaine Medeiros Baciano Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N24.6393

Palabras clave:

Ensino Médio. Diagnóstico. Possibilidades.

Resumen

Ensino médio no Brasil: diagnóstico e finalidade pedagógica discute a formação que tem sido promovida nas escolas de ensino médio na sociedade brasileira, os desafios e possibilidades que temos para consolidar a universalização desta etapa da educação básica. Por meio de uma vasta pesquisa bibliográfica, onde traçamos o histórico, a regulamentação legal, os índices de matrícula, rendimento e evasão, além da discussão sobre a finalidade pedagógica do ensino médio, verificamos que enquanto a legislação permanece dúbia e os especialistas discutem sobre a formação que deve ser promovida, os jovens brasileiros cursam o ensino  médio em diversas e desiguais condições, prevalecendo precária formação geral e pouquíssima formação técnica.


Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gislaine Medeiros Baciano, Universidade Nove de Julho

Doutora em Educação. Coordenadora de Polo de Apoio Presencial da Universidade nos Centros Educacionais Unificados – UniCEU, SP – Brasil

Publicado

2016-07-08

Cómo citar

BACIANO, Gislaine Medeiros. Ensino médio no Brasil: diagnóstico e finalidade pedagógica. Dialogia, [S. l.], n. 24, p. 53–67, 2016. DOI: 10.5585/dialogia.N24.6393. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/6393. Acesso em: 19 oct. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático: Ensino Médio: diagnósticos, desafios e propostas