A Pedagogia da Alternância e a Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ): o ensino médio e a formação de educadores do campo

Autores/as

  • Aline Abbonízio Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Ramofly Bicalho dos Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N23.6244

Palabras clave:

Licenciatura em Educação do Campo. Pedagogia da Alternância. Movimentos Sociais e Diversidade.

Resumen

Nossa intenção com este texto é dar visibilidade ao Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PROJETO, 2014), na estreita articulação com a Pedagogia da Alternância, a partir das atividades realizadas pela Regional Sul Fluminense. O objetivo principal desta Licenciatura é formar educadores(as) para atuarem nas escolas do campo que atendam as séries finais do ensino fundamental e ensino médio, situadas em acampamentos e assentamentos da reformaagrária, nas comunidades rurais quilombolas, de pescadores artesanais e caiçaras, nos movimentos sociais do campo e da cidade e nas áreas de produção agrícola familiar. A organicidade desta Licenciatura tem como desafio articular escolarização, melhorias nas condições de vida efortalecimento político dos grupos sociais envolvidos.

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Biografía del autor/a

Aline Abbonízio, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAgrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ - Brasil.

Ramofly Bicalho dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ - Brasil.

Publicado

2016-05-04

Cómo citar

ABBONÍZIO, Aline; SANTOS, Ramofly Bicalho dos. A Pedagogia da Alternância e a Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ): o ensino médio e a formação de educadores do campo. Dialogia, [S. l.], n. 23, p. 69–79, 2016. DOI: 10.5585/dialogia.N23.6244. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/6244. Acesso em: 19 oct. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático: Ensino Médio: diagnósticos, desafios e propostas