Experiência docente e a relação com o saber

aulas remotas em foco

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/48.2024.26270

Palabras clave:

desenvolvimento profissional; docência; pandemia; prática pedagógica; saberes docentes

Resumen

Esse estudo investiga os ciclos de vida profissional na relação com o saber docente durante o primeiro ano de aulas remotas. O objetivo é compreender a relação com o saber docente, a partir da premissa de que havia poucas experiências, recursos e orientações que pudessem subsidiar as escolhas e as práticas docentes. Os dados foram coletados por questionário online e tratados nos softwares estatísticos Sphinx iQ2 e Minitab. As análises fundamentam-se em Charlot, Tardif, Huberman, Cavaco, Hargreaves e Fullan. As mudanças em relação à docência foram sentidas pelos professores com mais tempo de docência que precisaram reaprender o saber-fazer da prática docentes. Embora as aprendizagens e adaptações das práticas pedagógicas sejam significativas, o desejo de saber se confundiu à representação do saber, pois parecem ser resultado da urgência e das demandas externas impostas e não uma possibilidade desejável e desejada pelos professores.

CROSSMARK_Color_horizontal.svg

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Paula Ferreira da Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Doutora em Educação

 

Citas

ANDIPE. Ensino de didática na modalidade online: desafios e prospecções no contexto da pandemia pela COVID-19. S/D. Disponível em: https://www.andipe.com.br/pesquisa-1. Acesso em: 17 jun. 2022.

CAVACO, Maria Helena. Ofício do professor: o tempo e as mudanças. In.: NÓVOA, António (org) Profissão Professor. Porto: Porto Editora, 2008

CENPEQ; ABE, Stephanie Kim. 6 pesquisas para entender como a pandemia tem afetado a comunidade escolar. CENPEQ, 2020. Disponível em: https://www.cenpec.org.br/noticias/6-pesquisas-para-entender-como-a-pandemia-tem-afetado-a-comunidade-escolar. Acesso em 17 jun. 2022.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber. Elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. Informe Nº 1 – Pesquisa: Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica. São Paulo: FCC, 2020a.

FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. Informe Nº 2 – Similaridades e diferenças nas redes de ensino, sexo e cor/raça. São Paulo: FCC, 2020b.

HARGREAVES, Andy. Teachers must lead schools' response to Covid-19. 2020. Disponível em https://www.tes.com/news/teachers-must-lead-schools-response-covid-19 . Acesso em 03 fev 2021.

HARGREAVES A. What the COVID-19 pandemic has taught us about teachers and teaching. In.: FACETS V.6, pp.1835– 1863. 2021. Disponível em doi: https://doi.org/10.1139/facets-2021-0084. Acesso em 17 jun. 2022.

HARGREAVES, Andy.; FULLAN, Michael. Professional capital after the pandemic: revisiting and revising classic understandings of teachers' work In.: Journal of Professional Capital and Community. v. 5 n. 3/4, p. 327-336. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1108/JPCC-06-2020-0039 . Acesso em 17 jun. 2022.

HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. p.31-61. Porto: Porto, 2000.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

TRADIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente. Elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Rio de Janeiro: Vozes, 2020.

UNDIME. Pesquisa revela que 96% das redes municipais de educação estão realizando atividades não presenciais com os alunos durante a pandemia. 2020. Disponível em: https://undime.org.br/noticia/10-09-2020-09-48-pesquisa-revela-que-96-das-redes-municipais-de-educacao-estao-realizando-atividades-nao-presenciais-com-os-alunos-durante-a-pandemia . Acesso em 17 jun. 2022.

SILVA, Ana Paula Ferreira da. Estratégias pedagógicas em aulas remotas: acentuando desigualdades. In.: 40ª Reunião Nacional da ANPEd. Universidade Federal do Pará: ANPED, 2021.

SILVA, Ana Paula Ferreira da. Recursos digitais e docência: ser professor em tempos de pandemia. In.: Caminhos da educação diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 01-22, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i3.4668. Disponível em: https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4668. Acesso em: 03 mar. 2024.

Publicado

2024-04-26

Cómo citar

SILVA, Ana Paula Ferreira da. Experiência docente e a relação com o saber: aulas remotas em foco. Dialogia, [S. l.], n. 48, p. e26270, 2024. DOI: 10.5585/48.2024.26270. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/26270. Acesso em: 19 oct. 2024.

Número

Sección

Dossiê n. 48 “Desenvolvimento profissional de professores e gestores: contribuições para o campo de pesquisa e para a prática