O brincar na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: o que dizem os documentos oficiais?
DOI:
https://doi.org/10.5585/52.2025.25984Palabras clave:
transição, brincar, ensino fundamental, ensino infantilResumen
O período de transição entre a Educação Infantil (EI) e o Ensino Fundamental (EF) requer muita atenção, sendo necessário haver equilíbrio entre as mudanças introduzidas na nova rotina, garantindo integração e continuidade dos processos de aprendizagem das crianças. Como objetivo do estudo, iremos identificar as orientações apresentadas nos documentos oficiais, sobre como é tratado o brincar no processo educativo de estudantes na transição do EI para o EF. Para atingirmos o objetivo traçado, recorremos à análise documental da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Referenciais Curriculares Municipais para a Educação Infantil (RCMEI). Acreditamos que, na busca por um processo de transição a ser vivenciado pelas crianças, sem grandes rupturas, são os principais desafios no processo que está presente na legislação. Além disso, refletir sobre o lugar reservado para a infância, entre os professores, é fundamental para dar efetividade às políticas educacionais. Para que seja garantida a qualidade do ensino nessa etapa escolar, faz-se necessário tempo e espaços adequados onde a brincadeira se faça presente, amenizando as dificuldades de adaptação que surgem nessa passagem de um ciclo para o outro.
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Citas
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