O brincar na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: o que dizem os documentos oficiais?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/52.2025.25984

Palabras clave:

transição, brincar, ensino fundamental, ensino infantil

Resumen

O período de transição entre a Educação Infantil (EI) e o Ensino Fundamental (EF) requer muita atenção, sendo necessário haver equilíbrio entre as mudanças introduzidas na nova rotina, garantindo integração e continuidade dos processos de aprendizagem das crianças. Como objetivo do estudo, iremos identificar as orientações apresentadas nos documentos oficiais, sobre como é tratado o brincar no processo educativo de estudantes na transição do EI para o EF. Para atingirmos o objetivo traçado, recorremos à análise documental da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Referenciais Curriculares Municipais para a Educação Infantil (RCMEI). Acreditamos que, na busca por um processo de transição a ser vivenciado pelas crianças, sem grandes rupturas, são os principais desafios no processo que está presente na legislação. Além disso, refletir sobre o lugar reservado para a infância, entre os professores, é fundamental para dar efetividade às políticas educacionais. Para que seja garantida a qualidade do ensino nessa etapa escolar, faz-se necessário tempo e espaços adequados onde a brincadeira se faça presente, amenizando as dificuldades de adaptação que surgem nessa passagem de um ciclo para o outro.

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Biografía del autor/a

Karluza Araújo Moreira Dantas, Prefeitura Municipal do Natal – SME

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua na Educação Básica de Ensino como professora de Educação Física da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de Natal e da Prefeitura de Currais Novos- RN.

Aguinaldo Cesar Surdi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em Educação Física, pela Universidade Federal de Santa Maria (1995); Graduação em Filosofia, pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2004); Mestrado em Educação Física, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e Doutorado em Educação Física, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no Departamento de Educação Física e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação em Educação Física (GEPEFEF). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFRN e do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede (PROEF-UNESP). Vice-chefe do Departamento de Educação Física. Experiência na área de Educação Física e Filosofia, atuando principalmente com temas relacionados ao "Brincar e Se-movimentar", Filosofia do Movimento Humano, Educação Física Escolar e Formação continuada de professores (as) de Educação Física.

Citas

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Publicado

2025-03-12

Cómo citar

DANTAS, Karluza Araújo Moreira; SURDI, Aguinaldo Cesar. O brincar na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: o que dizem os documentos oficiais?. Dialogia, [S. l.], n. 52, p. e25984, 2025. DOI: 10.5585/52.2025.25984. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/25984. Acesso em: 13 mar. 2025.

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