O papel da atividade física na aprendizagem motora e desenvolvimento infantil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/43.2023.23893

Palabras clave:

atividade física, aprendizagem motora, desenvolvimento infantil

Resumen

A atividade física diária é essencial para o desenvolvimento motor de crianças de todas as idades por possibilitar o aprendizado através do movimento. Dessa forma a compreensão dos efeitos da atividade física nas habilidades motoras e no desenvolvimento cognitivo nessa fase acaba tendo importantes implicações na saúde pública. Objetivo: sintetizar as evidências dos programas de atividade física sobre as habilidades motoras e desenvolvimento infantil. Método: foi realizada uma revisão de literatura tendo como base o banco de dados eletrônicos da Lilacs, Medline, Scielo e Science Direct cujo critério de inclusão foram artigos publicados em português e inglês que retratem a temática em estudo, publicados e indexados nas referidas bases nos últimos 15 anos. Resultados: os estudos destacaram a influência positiva da atividade física nas habilidades motoras relatando melhorias significativas no desempenho motor e desenvolvimento cognitivo da criança. Conclusão: Sugerem-se direções futuras para pesquisas sobre as atividades físicas recomendadas para aprendizado motor e desenvolvimento total da criança e que variem com as características e idades da criança em determinado momento de sua vida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vinicius da Silva Freitas, Centro Universitário Vale do Cricaré - UNIVC

Mestre em Ciências, Tecnologia e Educação

 

Yuri Alexander dos Santos Rôas, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestre em Ciências da Saúde

 

José Roberto Gonçalves de Abreu, Universidade Federal do Espirito Santo - UFES

Doutor em Educação Física

 

Citas

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 16071: Playgrounds. Rio de Janeiro, 2012.

ABASS, Antônio. O papel da atividade física no desenvolvimento total da criança. Topical Issue in Education. Codat Publications, Ibadan. (2001).

ADAMO, Kristy; WILSON, Shanna; HARVEY, Alysha. et al. A intervenção em ambientes de acolhimento de crianças afeta o desenvolvimento de habilidades fundamentais de movimento? Medicine & Science in Sports & Exercise, vol. 48, no. 5, pp. 926–932, 2016.

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas Ciências Naturais e Sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2.ed. São Paulo: Thomson Learning, 1999.

BAMITALE, Toba Desenvolvimento Infantil e Aprendizado Motor através de Atividades Físicas. A Project Submitted in Partial Fulfilment of The Requirementsfor the Award of Diploma of Education in The Department of Human Kinetics and Health Education, Faculty of Education, University of Ibadan. (2003)

BEST, John. Efeitos da atividade física na função executiva das crianças: contribuições de pesquisas experimentais sobre exercícios aeróbicos. Developmental Review, vol. 30, numero. 4, pp. 331–351, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2019.

COSTA, C. D.; FERREIRA, M. G.; AMARAL, R. Obesidade infantil e juvenil. Acta Médica Portuguesa. Portugal, v. 23, n. 3, p.371-384, jun. 2006.

DONNELLY, Joseph; HILLMAN, Charles; CASTELLI, Darla et al. Atividade Física, Função Cognitiva e Realização Acadêmica em Crianças. Medicine & Science in Sports & Exercise, vol. 48, numero. 6, pp. 1197–1222, 2016.

FISHER, Abigail; BOYLE, James; PATON, James. et al. Efeitos de uma intervenção em educação física na função cognitiva em crianças pequenas: estudo piloto controlado randomizado. BMC Pediatrics, vol. 11, nº. 1, 2011.

GALLAHUE, David . Desenvolvimento Motor e Aquisição de Habilidades de Movimento na Educação Infantil. New York: Wiley. (2003).

GALLAHUE, David; OZMUZ, John. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: bebês, crianças e adolescentes e adultos. São Paulo, Ed. Phorte, 2001.

GALLAHUE, D.L.; OZMUN, J.C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 2. ed. São Paulo: Phorte, 2005.

HARDY, Louise; KING, Lesley; FARRELL, Louise; MACNIVEN, Rona; HOWLETT, Sarah. Habilidades fundamentais de movimento em crianças pré-escolares. Journal of Science and Medicine in Sport, vol. 13, numero. 5, pp. 503–508, 2010.

HAYWOOD, Kathleen Marie. Desenvolvimento motor útil. 2 nd Edition. Champaign, IL, Human Kinetics Publishers, 2003.

LEE, Kurt. Desenvolvimento físico em crianças: Guia para o aluno em idade escolar crescente: Guia de idade por idade para marcos físicos em crianças em idade escolar. Retrieved 03/09/13 http://childparenting.about.com/od/physicalemotional.(2013).

LIVONEN, Klaus; SA¨AKSLAHTI, Antoine; MEHT Alexa, et al. Relação entre habilidades motoras fundamentais e atividade física em pré-escolares de 4 anos. Perceptual and Motor Skills, vol. 117, numero. 2, pp. 627–646, 2013.

LUBANS, David; MORGAN, Philip; CLIFF, Dylan; BARNETT, Lisa; OKELY, Anthony (2010). Habilidades fundamentais de movimento em crianças e adolescentes: revisão dos benefícios associados à saúde. Sports Med. 1;40 (12PMID:21058749Retrieved 03/09/13 http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21058749/ . Acesso em Março de 2023.

SIBLEY, Benjamin; ETNIER, Jennifer . A relação entre atividade física e cognição em crianças: uma meta-análise. Pediatric Exercise Science, (15) 243-256. Human Kinetics Publishers, Inc.(2003).

SILVA, Daniel Araújo. A importância da psicomotricidade na educação infantil. Brasília: UniCEUB, 2013. Disponível em: http://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/4588/1/TCC%20-%20Daniele%20Araujo.pdf Acesso em Março de 2023.

TOMPOROWSKI, Phillip; LAMBOURNE, Kasey; OKUMURA Mikael. (2011). Intervenções de atividade física e função mental das crianças: uma introdução e uma visão geral. Prev Med. 2011 June 1; 52(Suppl 1): S3–S9. Published online 2011 March 21. Retrieved 03/09/13 http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3160636/

TRUDEAU, François; SHEPARD, Roy. Relações da atividade física com a saúde do cérebro e o desempenho acadêmico de escolares. Am. J. Lifestyle Med. 2008; 5:5–10. (2008)

ULASOWICZ, Carla; PEIXOTO, João Raimundo Pereira. Conhecimentos conceituais e procedimentais na Educação Física escolar: a importância atribuída pelo aluno. Revista Mackenzie de Educação Física e esporte – Ano 3, número 3, 2004.

VAN DER FELS, Irene; WIERIKE, Sane; HARTMAN, Esther; ELFERINK-GEMSER, Marije; SMITH, Joanne; VISSCHER, Chris. A relação entre habilidades motoras e habilidades cognitivas em crianças de 4-16 anos de idade em desenvolvimento típico: uma revisão sistemática. Journal of Science and Medicine in Sport, vol. 18, numero. 6, pp. 697–703, 2015.

WARD, Dianne; VAUGHN, Amber; MCWILLIAMS, Christine; HALES, Derek. Intervenções para aumentar a atividade física no cuidado da criança. Medicine & Science in Sports & Exercise, vol. 42, numero. 3, pp. 526–534, 2010

Publicado

2023-04-26

Cómo citar

FREITAS, Vinicius da Silva; RÔAS, Yuri Alexander dos Santos; ABREU, José Roberto Gonçalves de. O papel da atividade física na aprendizagem motora e desenvolvimento infantil. Dialogia, [S. l.], n. 43, p. e23893, 2023. DOI: 10.5585/43.2023.23893. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/23893. Acesso em: 19 oct. 2024.

Número

Sección

Dossiê n. 43 "Educação Infantil: políticas públicas, práticas pedagógicas e formação de professores"