A utilização dos vídeos como promotores da educação midiática e da alfabetização científica no ensino de química

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/43.2023.22851

Palabras clave:

Educação midiática, ensino de química, alfabetização científica, vídeos, Youtube

Resumen

Torna-se necessária a promoção da educação midiática e da alfabetização científica no contexto educacional, visto que há um aumento da crença em informações sem fundamentos científicos e que essas são difundidas em contextos midiáticos dentro do vasto mundo digital, fato que ficou notório após a ascensão da pandemia do novo coronavírus. O objetivo dessa pesquisa é analisar se os vídeos vêm sendo utilizados para a promoção da educação midiática (EM) no ensino de ciências, especialmente no ensino de química, utilizando a pesquisa bibliográfica como instrumento de pesquisa. Essa pesquisa é de natureza qualitativa, com objetivo exploratório e empregou-se a pesquisa bibliográfica como instrumento. O número de trabalhos retornados foi baixo, sendo que a maior parte deles tratava do ensino médio. Ainda, foi possível observar que em alguns deles o vídeo é utilizado para promover a alfabetização científica e educação midiática, enquanto em outros, apesar do contexto favorável, não ficou tão evidente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cleber Rodrigues de Araujo Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - Campus Cabo Frio

Licenciado em Química

Renata Cristina Nunes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - Campus Cabo Frio

Doutora em Ciências: Química

 

Citas

ALMEIDA, Laila Thayanne Gomes de; AYALA, José Danilo; QUADROS, Ana Luiza de. As Videoaulas em Foco: que contribuições podem oferecer para a aprendizagem de ligações químicas de estudantes da educação básica?. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 40, n. 4, p. 287-296, nov. 2018. Sociedade Brasileira de Quimica (SBQ). Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc40_4/09-EQF-17-18.pdf. Acesso em: 27 mar. 2022

ALMEIDA, Éder Barros de; SOUZA, Roseli Martins de; RIBEIRO, Simone Pereira da Silva. A Proposal for Teaching Chemical Equilibrium through Video Lesson Using a Tool of Daily Application. Revista Virtual de Química, São Paulo, p. 1-14, 2021. Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/351834112_A_Proposal_for_Teaching_Chemical_Equilibrium_through_Video_Lesson_Using_a_Tool_of_Daily_Application. Acesso em: 20 mai. 2022

BATISTA, Allana; FARIA, Fernanda L.; BRONDANI, Patrícia B.. A Química do Petróleo: a utilização de vídeos para o ensino de química no nível médio. Química Nova na Escola, São Paulo. v. 42, n. 3, p. 237-245, 2020. Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc42_3/06-RSA-53-19.pdf. Acesso em: 11 mar. 2022

BERTOLDI, Anderson. Alfabetização científica versus letramento científico: um problema de denominação ou uma diferença conceitual?. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 25, p. 1-17, abr. 2020. FapUNIFESP (SciELO). Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782020250036. Acesso em: 12 fev. 2022.

CABRAL, Wallace Alves. Alfabetização Científica e Letramento Científico: caminhos possíveis para o ensino de ciências. Revista de Educação, Ciências e Matemática, Rio de Janeiro v. 11, n. 3, p. 1-16, 2021. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/6375/0 Acesso em: 5 mar 2022.

CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues; VARGAS, Regina Nobre; SILVA, Juvan Pereira da; BENITE, Cláudio Roberto Machado; BENITE, Anna Maria Canavarro. Do Ferreiro a Magnetita: o vídeo educativo como alternativa para a implementação da lei 10.639/03. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 41, n. 3, p. 224-232, 2019. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc41_3/04-EQM-35-18.pdf. Acesso em: 20 mai. 2022.

CANDELA, Boris Fernando. El diseño y desarrollo de animaciones como estrategia que ayuda a mediar la comprensión del equilibrio químico en la escuela. Edutec. Revista Electrónica de Tecnología Educativa, Palma (Espanha), n. 75, p. 124-136, 26 mar. 2021. Edutec. Disponível em: https://www.edutec.es/revista/index.php/edutec-e/article/view/1787. Acesso em: 10 mar 2022.

CORTES, Tanisse Paes Bóvio Barcelos; MARTINS, Analice de Oliveira; SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de. Educação midiática, educomunicação e formação docente: parâmetros dos últimos 20 anos de pesquisas nas bases scielo e scopus. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, p. 1-34, 22 out. 2018. FapUNIFESP (SciELO). Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698200391. Acesso em: 9 abr. 2022.

CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 22, p. 89-100, abr. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782003000100009&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 29 mar. 2021.

FERRAZ FILHA, Zilma S. OLIVEIRA, Rogério de; FONSECA, Venilson Luciano B. Ensino de Eletroquímica: avaliação da capacidade de escolha e do aprendizado obtido por alunos do 3º ano a partir de videoaulas no YouTube: estudo de caso no IFMG - Campus Ouro Preto. Química Nova na Escola, São Paulo v. 43, n. 2, p. 1-10, maio 2021. Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/prelo/EQF-11-20.pdf. Acesso em: 15 abr. 2022.

GAUDÊNCIO, Jéssica da Silva. A alfabetização científica e o letramento científico frente às fake news do novo coronavírus coronavírus. Revista Eccom, Lorena, v. 12, n. 24, p. 413-425, jul. 2021. Disponível em: http://unifatea.com.br/seer3/index.php/ECCOM/article/view/1428. Acesso em: 20 fev. 2022.

GIL, Antônio Carlos. Como classificar as pesquisas? . Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Editora Atlas S.A. 2002.

GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; LEAL, Débora Cristina Cordeiro Campos; SILVA, Mônica Ferreira da. Educação midiática, cultura digital e as fake news em tempos de pandemia. Educação em Revista, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 179-198, 22 dez. 2021. Faculdade de Filosofia e Ciências. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/12130. Acesso em: 10 abr 2022

LINO, Adan Santos; TRINDADE, Joana D'Arc da Silva; OLIVEIRA, Charlion Cosme de. Uma Ferramenta Para O Ensino Das Boas Práticas De Laboratório E Segurança Química Na Formação De Profissionais. Educação Química En Punto de Vista, Bogotá, v. 4, n. 2, p. 88-99, 2020. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/2640. Acesso em: 20 abr. 2022.

MUÑOZ, Jorge Pozuelo. Aprendiendo reacciones químicas en tiempos de pandemia. Educación Química, Cidade do México, v. 32, n. 5, p. 74, 4 out. 2021. Disponível em: https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0187-893X2021000400074. Acesso em: 20 abr. 2022.

OLIVARES, Sergio Tirado; VÁZQUEZ, Ana M.; TOLEDANO, Rosa M.. La Docencia Virtual o e-Learning como Solución a la Enseñanza de la Física y Química de los Futuros Maestros en tiempos de COVID-19. Revista Española de Educación Comparada, Castilla-La Mancha, n. 38, p. 190, 27 mar. 2021. UNED - Universidad Nacional de Educacion a Distancia. Disponível em: https://revistas.uned.es/index.php/REEC/article/view/28853. Acesso em: 20 abr. 2022

MARTIN, George Francisco Santiago; BOAS, Anderson Camatari Vilas; ARRUDA, Sergio de Mello; PASSOS, Marinez Meneghello. Podcasts e o interesse pelas ciências. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 77-98, 1 maio 2020. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/1482. Acesso em: 25 mar. 2022.

NUNES, Renata Cristina; CARVALHO, Joice Lima; GOMES, Lucas de Souza. Caminhos Para Avaliação Da Aprendizagem Em Educação a Distância: revelações das pesquisas nacionais. In: GROSSI, Marcia Gorett Ribeiro (org.). Práticas Pedagógicas na EAD e no Ensino Remoto: novos caminhos de ensino e aprendizagem. Goiânia: Alta Performance, 2022. Cap. 5. p. 75-98.

OLIVEIRA, Kaio Eduardo de Jesus; PORTO, Cristiane de Magalhães; CARDOSO JUNIOR, Leonardo Fraga. Memes sobre ciência e a reconfiguração da linguagem da divulgação científica na cibercultura. Acta Scientiarum. Education, Maringá, v. 42, p. 1-12, 1 set. 2020. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/52938. Acesso em: 15 abr. 2022.

OLIVEIRA, Karla Jeane Vilela de; CUNHA, Kátia Silva. Infográficos como recurso auxiliar do processo de aprendizagem de estudantes do ensino médio. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 13, n. 3, p. 324-344, 19 dez. 2020.). Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/viewFile/11883/pdf. Acesso em: 15 abr. 2022.

PEREIRA, Elen Gomes; SILVA, Luciano Dias da. Relato De Experiência No Ensino Híbrido: como estudantes de química em nível médio encaram a indicação de videoaulas?. Revista Edapeci, [S.L.], v. 21, n. 1, p. 72-84, 22 mar. 2021. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/15235. Acesso em: 15 abr. 2022.

POZO, Juan Ignácio; CRESPO, Miguel Ángel Gómez. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

REINA, Antonio; GARCÍA-ORTEGA, Héctor; HERNÁNDEZ-AYALA, Luis Felipe; GUERRERO-RÍOS, Itzel; GRACIA-MORA, Jesús; REINA, Miguel. CADMIO: creating and curating an educational youtube channel with chemistry videos. Journal Of Chemical Education, Washington, v. 98, n. 11, p. 3593-3599, 1 out. 2021. American Chemical Society (ACS). Disponível em: https://pubs.acs.org/doi/10.1021/acs.jchemed.1c00794. Acesso em: 18 abr. 2022.

RONDINI, Carina Alexandra; PEDRO, Ketilin Mayra; DUARTE, Cláudia dos Santos. Pandemia Do Covid-19 E O Ensino Remoto Emergencial: mudanças na práxis docente. Interfaces Científicas - Educação, Aracaju, v. 10, n. 1, p. 41-57, 6 set. 2020. Universidade Tiradentes. Disponível em: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p41-57. Acesso em: 10 fev. 2022

RODRIGUES, Olira Saraiva; TAVARES, Cleide Sandra; CARDOSO, Romualdo. As tecnologias digitais e o ensino de ciência desafios curriculares. Prisma.Com, Porto, v. 45, p. 64-73, 2021. Universidade do Porto, Faculdade de Letras. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/10999. Acesso em: 10 mar. 2022.

ROSADO, Vagner Fortes; FELCHER, Carla Ott; SALGUEIRO, Andréia Fernandes; FOLMER, Vanderlei. Produção de vídeos no Ensino de Bioquímica e Química Orgânica. Revista de Ensino de Bioquímica, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 1-20, 31 ago. 2020. Sociedade Brasileira de Bioquimica e Biologia Molecular - SBBq. Disponível em: http://dx.doi.org/10.16923/reb.v18i1.872. Acesso em: 10 abr. 2022.

SANTOS, Wagner José dos; SILVA, Ivanderson Pereira da. Desenvolvimento e aplicação de uma proposta de ensino de ciências baseada no enfoque CTSA a partir de cenas do filme de ficção científica Avatar. Perspectiva, Florianópolis, v. 39, n. 2, p. 1-25, 10 jun. 2021. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/67608. Acesso em: 25 abr. 2022.

SANTOS NETO, José Leite dos. O que é Educação Midiática? Um campo de interação entre cinema e educação. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, Boa Vista, v. 1, p. 156-168, 14 ago. 2020. Universidade Federal de Roraima. Disponível em: https://revista.ufrr.br/repi/article/view/e202012. Acesso em: 26 mai. 2022.

SILVA, José Luiz da; SILVA, Débora Antônio; MARTINi, Cleber;.DOMINGOS, Diane Cristina Araújo; LEAL, Priscila Gonçalves; BENEDETTI FILHO, Edemar; FIORUCCI, Rogério. A Utilização de Vídeos Didáticos nas Aulas de Química do Ensino Médio para Abordagem Histórica e Contextualizada do Tema Vidros. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 34, n. 4, p. 189-200, nov. 2012. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/dezembro2012/quimica_artigos/videos_didaticos_aulas_quimica.pdf. Acesso em: 10 jun. 2022.

SILVA, Maíra Batistoni e; SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização Científica E Domínios Do Conhecimento Científico: proposições para uma perspectiva formativa comprometida com a transformação social. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 23, n. 0, p. 1-20, 2021. FapUNIFESP (SciELO). Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/ZKp7zd9dBXTdJ5F37KC4XZM/. Acesso em: 20 fev. 2022.

SOUSA, Francisco Jucivanio Felix de; CAVALCANTE, Lígia Vieira da Silva; PINO, José Claudio del. Alfabetização científica e/ou letramento científico: reflexões sobre o ensino de ciências. Revista Educar Mais, Pelotas, v. 5, n. 5, p. 1299-1312, 17 out. 2021. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Disponível em:. Acesso em: 8 out. 2021.

SOUZA, Taynara de; BORGES, Fabrício Alves; BARRO, Mario Roberto. Características das Videoaulas mais Populares dos Canais de Química do YouTube Edu. Revista Virtual de Química, São Paulo, v. 12, n. 4, p. 867-877, 2020. Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Disponível em: http://static.sites.sbq.org.br/rvq.sbq.org.br/pdf/v12n4a06.pdf. Acesso em: 20 abr. 2022.

WATANABE, Adriana; BALDORIA, Tatiane; AMARAL, Carmem Lucia Costa. O Vídeo Como Recurso Didático No Ensino De Química. Renote, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 1-10, 21 ago. 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/85993. Acesso em: 20 set. 2021.

Publicado

2023-01-23

Cómo citar

ARAUJO JUNIOR, Cleber Rodrigues de; NUNES, Renata Cristina. A utilização dos vídeos como promotores da educação midiática e da alfabetização científica no ensino de química. Dialogia, [S. l.], n. 43, p. e22851, 2023. DOI: 10.5585/43.2023.22851. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/22851. Acesso em: 19 oct. 2024.

Número

Sección

Artigos