Violência contra mulheres no Brasil: salas de aulas de Educação Básica como espaço de prevenção e debate

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/43.2023.22752

Palabras clave:

violências de gênero, prevenção, educação básica, microfísica da violência

Resumen

A Lei 14.164/2021 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9.394/1996 com o objetivo de promover a prevenção da violência contra a mulher nos currículos da Educação Básica. Para estimular esta discussão entre gestores, docentes e discentes em salas de aulas da Educação Básica brasileira, apresentamos o presente artigo, que tem como tema a violência social característica das modernas sociedades capitalistas. E por objeto, a recorrente violência contra as mulheres brasileiras. O objetivo é dar visibilidade às diferentes formas com que essas violências ocorrem, apresentadas em forma de dados discutidos e analisados. As metodologias adotadas foram a revisão bibliográfica e a pesquisa em sites que promovem a defesa e proteção das mulheres. Como conclusão, sugerimos que o debate e a discussão sobre esta problemática em salas de aula da Educação Básica, tem significativo potencial para a implentação do referido dispositivo legal.

 

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Biografía del autor/a

Ronaldo Martins Gomes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP

Doutor em Ciências Sociais 

Ana Luzia Chavez Gomes, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Doutora em Ciência, Tecnologia e Sociedade

 

Izabel Cristina Chavez Gomes, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Doutoranda em Ciências da Saúde

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Publicado

2023-03-28

Cómo citar

GOMES, Ronaldo Martins; GOMES, Ana Luzia Chavez; GOMES, Izabel Cristina Chavez. Violência contra mulheres no Brasil: salas de aulas de Educação Básica como espaço de prevenção e debate. Dialogia, [S. l.], n. 43, p. e22752, 2023. DOI: 10.5585/43.2023.22752. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/22752. Acesso em: 19 oct. 2024.

Número

Sección

Artigos