Interdisciplinaridade e formação continuada de docentes: Carolina Maria de Jesus em sala de aula

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/42.2022.22430

Palabras clave:

educação, interseccionalidade, interdisciplinaridade, Carolina Maria de Jesus

Resumen

Temos o objetivo de apresentar o projeto Carolina Maria de Jesus e os diálogos com a escola, organizado pelo Grupo de Pesquisa CISGES (Ciência, Saúde, Gênero, Sentimento) - Linha 3: Gênero, Mobilidade e Fronteiras - Interdisciplinaridade e Construções identitárias. O projeto envolve mestrandos do Programa de Pós-graduação em Ciências Humanas da UNISA (Universidade Santo Amaro), visando desenvolver e discutir a temática do gênero e da interseccionalidade na vida e obra de Carolina Maria de Jesus na formação continuada de docentes da rede pública. O cotidiano exposto em “Quarto de despejo: Diário de uma favelada” nos permite problematizar a convivência da escritora, mulher preta e pobre, com a realidade da cidade excludente, dialogando com a área de Ciências Humanas e as possibilidades educacionais.  Para tal, esse texto mapeia as duas formações realizadas por este projeto, com professores da rede pública estadual da Zona Sul da cidade de São Paulo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliana Figueira da Hora, UNISA - Universidade Santo Amaro

Mestrando em Ciências Humanas

 

Débora Silva Maria, UNISA - Universidade Santo Amaro

Doutora em Arqueologia

 

Vinícius Ferreira Lima, UNISA - Universidade Santo Amaro

Mestranda em Ciências Humanas

 

Citas

AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Sueli Carneiro, Pólen, 2020.

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

BRASIL. Lei 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília.

BRUNO, Jéssica Santana. (Inter)ações afirmativas: Políticas de sentido sobre a colonização/decolonização do conhecimento no currículo e na formação docente. 2018. Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade) - Instituto de Humanidades, Artes e Ciências, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26694. Acesso em: 13 set. 2022

CISGES. Pesquisadores da Linha 3 do GP participam de evento na Universidade Estadual de Maringá – UEM. Grupo de Pesquisa CISGES – Ciência, saúde, gênero e sentimento. 2021. Disponível em: https://cisges.wordpress.com/2021/04/15/pesquisadores-da-linha-3-do-gp-participam-de- evento-na-universidade-estadual-de-maringa-uem/. Acesso em: 25 out. 2022.

HORA, Juliana Figueira; MARIA, Débora Silva; LIMA, Vinícius Ferreira. Interdisciplinaridade e formação continuada de docentes: Carolina Maria de Jesus em sala de aula

DAVIS, Ângela. Mulheres, raças, classes: desafios para o século XXI. In: MARUANI, Margaret (org.). Trabalho, logo existo: perspectivas feministas. Rio de Janeiro: FGV, 2019, p. 17-28.

EGA, Françoise. Cartas a uma negra. São Paulo: Todavia, 2021.

FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 11ª Edição. Editora Paz e Terra. Rio de Janeiro, 1987.

GONZALEZ, Lélia. A categoria político-cultural de amefricanidade. [1988] In:

Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. Organização: Flavia Rios, Márcia Lima. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

HOOKS, Bell. Intelectuais Negras. In: Estudos feministas, Brasil, v.3, n.2, p.464-478. 1995. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/16465. Acesso em: 13 set. 2022.

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Âmago, 1976. JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: 1960.

MENEGON, Valdenia Guimarães e Silva; DOURADO, Geyciele Quezia; BARROS, Iasmin Talita Abreu; ALVES, Lígia Emanuela Costa, BBB•2021 e as Representações de Machismo, Racismo, Xenofobia e LGBTQfobia. Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero, v.12, n. 2, p.116•129, 2021. ISSN 2177•2886. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/18044/209209216372. Acesso em: 13 set. 2022.

MIGNOLO, Walter. Capitalismo y geopolítica del conocimiento: El eurocentrismo y la filosofía de la liberación en el debate intelectual contemporáneo. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Del Signo, 2014.

MORIN, Edgar. Os setes saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. Silva e Jeanne Sawaya. São Paulo: Cortez, 2000.

POMBO, O. Interdisciplinaridade: conceito, problemas e perspectivas. In: POMBO, O; LEVY, T; GUIMARÃES, H. (Org.). A interdisciplinaridade: reflexão e experiência. 2. ed. Lisboa: Texto, 1993, p. 8-14.

POSO, F.F.; MONTEIRO, B.A.P. A perspectiva decolonial nos cursos de formação de professores: uma revisão de literatura. Revista Pedagógica, v. 23, p. 1-18, 2021. DOI: https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5358.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, Boaventura de Souza; MENESES, Maria Paula (Org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez Editora, 2010. p. 84-130.

HORA, Juliana Figueira; MARIA, Débora Silva; LIMA, Vinícius Ferreira. Interdisciplinaridade e formação continuada de docentes: Carolina Maria de Jesus em sala de aula

RAGO, Margareth. Descobrindo historicamente o gênero. Cadernos Pagu. Campinas, São Paulo, n 11, p. 89-98, 1998. Disponível em: https://ieg.ufsc.br/public/storage/articles/October2020/Pagu/1998(11)/Rago.pdf. Acesso em: 13 set. 2022.

SUL 2 Diretoria de Ensino. Carolina Maria de Jesus e os diálogos na escola: Refletindo as possibilidades da interdisciplinaridade nas Ciências Humanas. Youtube, 25 de maio de 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Fxb3GYFRHaQ. Acesso em: 18 out. 2022.

SUL 2 Diretoria de Ensino. Carolina Maria de Jesus e os diálogos na escola parte II: Desdobramentos e reflexões. Youtube, 8 de junho de 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pQxZJ9vc-Hc. Acesso em: 18 out. 2022.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 17ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014

Publicado

2022-10-27

Cómo citar

DA HORA, Juliana Figueira; MARIA, Débora Silva; LIMA, Vinícius Ferreira. Interdisciplinaridade e formação continuada de docentes: Carolina Maria de Jesus em sala de aula. Dialogia, [S. l.], n. 42, p. e22430, 2022. DOI: 10.5585/42.2022.22430. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/22430. Acesso em: 19 oct. 2024.

Número

Sección

Artigos