Representatividade institucional frente a (des)construção de identidade e subjetividade no século XXI: a “tão sonhada” inclusão

Autores/as

  • Thyara Fiorillo Resende Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF
  • Lívia Fabiana Saço Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF
  • Eliana Lucia Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF

DOI:

https://doi.org/10.5585/39.2021.20533

Palabras clave:

educação, escola, inclusão, subjetividade

Resumen

A proposta de discussão aqui apresentada discorre sobre a representatividade institucional frente a (des) construção de identidade e de subjetividade no século XXI e sua visibilidade no discurso da inclusão. Para essa análise, constituída por uma pesquisa qualitativa, utilizou-se procedimentos de “análise do discurso” na perspectiva francesa, como referencial metodológico, e na materialidade discursiva diante aos “autores do conhecimento”, aqui representados por professores, diretores e coordenadores de uma escola estadual de Minas Gerais, que expuseram seus discursos sobre suas representatividades e inserção na educação. O discurso da inclusão educacional, como um direito constitucional garantido pela Constituição Brasileira de 1988, perpassa por grandes desafios, o que se relaciona à sua efetivação prática em um contexto de garantias de direitos. Dessa forma, sua reanálise ativa merece destaque no que condiz com a luta pela representatividade e pela heterogeneidade institucional e com a efetivação das políticas constitucionais para os alunos com deficiência.

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Biografía del autor/a

Thyara Fiorillo Resende, Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF

Mestre em Educação

Lívia Fabiana Saço, Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF

Mestre em Educação Física

Eliana Lucia Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF

Pós Doutora em Ciências Humanas e Doutora em Educação Física

Citas

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Publicado

2021-10-13

Cómo citar

RESENDE, Thyara Fiorillo; SAÇO, Lívia Fabiana; FERREIRA, Eliana Lucia. Representatividade institucional frente a (des)construção de identidade e subjetividade no século XXI: a “tão sonhada” inclusão. Dialogia, [S. l.], n. 39, p. e20533, 2021. DOI: 10.5585/39.2021.20533. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/20533. Acesso em: 19 oct. 2024.

Número

Sección

Dossiê n. 39 “Retratos de Escolas: estudos sobre a escolarização em diferentes contextos e territórios educativos”