A literatura afro-brasileira no contexto da sala de aula: desafios para a prática pedagógica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/38.2021.20449

Palabras clave:

literatura afro-brasileira, práticas pedagógicas, relações étnico-raciais

Resumen

A prática da leitura literária de livros afro-brasileiros configura-se como ferramenta para a implementação da Lei 10.639/03 em escolas públicas de Belo Horizonte. A legislação determina a obrigatoriedade do ensino da “História e Cultura Afro-Brasileira e Africana”, como perspectiva para o trabalho das questões étnico-raciais. Busca-se desvelar, por meio de uma pesquisa de campo realizada em uma escola pública de Belo Horizonte, as práticas pedagógicas engendradas nas salas de aula, com o objetivo de analisar os temas presentes nos livros de literatura que abordam as relações étnico-raciais. A partir da análise do trabalho de observação realizado na escola, identificaram-se alguns elementos mobilizadores e inibidores das práticas com a literatura infantil associados a essa temática. Esta pesquisa concluiu que no trato com a literatura afro-brasileira há que se investir na interpretação crítica dos livros trabalhados pelos alunos, de modo a possibilitar a reflexão sobre o tema das relações étnico-raciais, visando, ainda, a formação do leitor literário.

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Biografía del autor/a

Marlene do Carmo Meireles, Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG

Mestre em Educação

Santuza Amorim da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Doutora em Educação

Márcia Emília Guimarães de Paula Lima, Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG

Graduada em Pedagogia

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Publicado

2021-08-30

Cómo citar

DO CARMO MEIRELES, Marlene; AMORIM DA SILVA, Santuza; GUIMARÃES DE PAULA LIMA, Márcia Emília. A literatura afro-brasileira no contexto da sala de aula: desafios para a prática pedagógica. Dialogia, [S. l.], n. 38, p. e20449, 2021. DOI: 10.5585/38.2021.20449. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/20449. Acesso em: 19 oct. 2024.

Número

Sección

Dossiê n. 38 “Educação, Diversidade e Questões Étnico-Raciais”