Diversidade como princípio formativo: uma discussão sobre as práticas educativas de saberes tradicionais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/39.2021.20432

Palabras clave:

diversidade, educação, processos formativos

Resumen

O objetivo deste artigo foi realizar uma discussão sobre a diversidade como princípio formativo, por meio da reflexão crítica de dois documentos: Proposta Curricular de Santa Catarina e Base Nacional Comum Curricular. Os temas sobre diversidade são pouco abordados, e desta forma, compromete-se a valorização da pluralidade cultural, das raças, de gêneros, entre outras diversidades. Deste modo, a falta de discussão dentro das escolas pode comprometer o desenvolvimento do aluno no que se refere a valorização de todas as culturas e a respeito das diferenças entre os cidadãos. Nesse sentido, a instituição escolar é um dos espaços que possibilita a construção do processo de interação, de humanização e de apostas na justiça social para um mundo melhor.

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Biografía del autor/a

Alessandra Cristina Bernardino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – IFC

Mestranda em Educação

Alexandre Vanzuita, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – IFC

Doutor em Educação

Citas

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Publicado

2021-10-08

Cómo citar

BERNARDINO, Alessandra Cristina; VANZUITA, Alexandre. Diversidade como princípio formativo: uma discussão sobre as práticas educativas de saberes tradicionais. Dialogia, [S. l.], n. 39, p. e20432, 2021. DOI: 10.5585/39.2021.20432. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/20432. Acesso em: 19 oct. 2024.

Número

Sección

Artigos