Comunicação intercultural: A escola pública italiana e os diálogos plurilinguísticos
DOI:
https://doi.org/10.5585/41.2022.20322Palabras clave:
classes plurilinguísticas, comunicação intercultural, cultura, diálogo interculturalResumen
Este artigo tem por tema o diálogo intercultural na formação docente, em classes plurilinguísticas. Tem-se por pressupostos teóricos os conceitos de comunicação intercultural em Giaccardi (2005) e a dialogicidade, segundo Paulo Freire (1977, 1980, 1983, 2004). A amostra analisada é composta das observações realizadas na classe plurilinguística M1, da escola pública italiana, inserida no Projeto CPIA5, na cidade de Milão, Itália, durante o ano letivo de 2018/2019. Os resultados obtidos constataram a presença de um diálogo intercultural sem a predominância de uma cultura sobre as outras, presentes naquele contexto escolar. Como perspectivas, propõe-se a necessidade de se aprofundar os estudos nesta área, a fim de que se possam verificar os possíveis elementos formadores do trabalho docente, em classes multiculturais e plurilinguísticas.
Descargas
Citas
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Qual é o método de Paulo Freire: Coleta dos primeiros passos. Brasília: Edição brasileira, 1981.
CATARCI, Marco. L’integrazione dei rifugiati. Formazione e inclusione nelle rappresentazioni degli operatori sociali. Milan: Franco Angeli, 2011.
CAZARRÉ, Marieta. Mais de 1% da população mundial sofre com deslocamento forçado: Em 2019, 79,5 milhões estavam nessa situação, diz agência da ONU. Agência Brasil, Montevidéu, Jun 2020. Seção Internacional. Não paginado. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2020-06/mais-de-1-da-populacao-mundial-sofre-com-deslocamento-forcado . Acesso em: 28 ago. 2020.
CAZARRÉ, Marieta. Número de Refugiados bate novo recorde e atinge 68,5 milhões. Agência Brasil, Lisboa, Jun 2018. Seção Internacional. Não paginado. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2018-06/numero-de-refugiados-bate-novo-recorde-e-atinge-685-milhoes . Acesso em: 28 ago. 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Tradução de Rosisca Darcy de Oliveira. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FREIRE, Paulo. Conscientização: Teoria e Prática da Libertação. Uma Introdução ao Pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1980.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
GIACCARDI, Chiara. La Comunicazione Interculturale. Milano: Il Mulino Itinerari, 2005.
ITALIA. Ministero del Lavoro e delle Politiche Sociale. Direzione Generale dell’Immigrazione e delle Politiche di Integrazione. Report di Monitoraggio. 30 giugno, 2020. Disponível em:
Acesso em: 30 set. 2020
ONE PER CENT of humanity displaced. UNHCR Global Trends Forced Displacement, 18 june, 2020. Disponível em: https://www.unhcr.org/news/press/2020/6/5ee9db2e4/1-cent-humanity-displaced-unhcr-global-trends-report.html Acesso em: 24 set. 2020.
THIRTY-ONE PEOPLE are newly displaced every minute of the day. UNHCR Global Trends Forced Displacement , 2018. Disponível em: https://www.unhcr.org/globaltrends2017/ . Acesso em: 24 set. 2020.
TWENTY PEOPLE are newly displaced every minute of the day. UNHCR Global Trends Forced Displacement, 15 may 2018.
Disponível em: https://www.unhcr.org/globaltrends2016/ . Acesso em: 24 set. 2020.
WENDEN, Catherine Wihtol. Atlante: mondiale delle migrazioni. Traduzione di Nadia Castelnuovo. 5. ed. Milano: Antonio Vallarde Editore, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Dialogia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
- Resumen 257
- PDF (Português (Brasil)) 277