Comportamentos indisciplinados em sala de aula: o que professores e estudantes pensam e fazem

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/40.2022.19908

Palabras clave:

unruly behavior, school indiscipline, indiscipline management

Resumen

Comportamentos indisciplinados são comuns entre estudantes de escolas brasileiras e têm impacto na trajetória escolar destes. Este estudo identificou a compreensão de indisciplina por professores e estudantes de uma escola privada confessional do DF e verificou a ocorrência de comportamentos de professores e estudantes, relacionados à indisciplina, em sala de aula. Oito professores e quatro estudantes do Ensino Fundamental foram entrevistados e diretamente observados. Foi evidenciada a compreensão de indisciplina como um fenômeno multideterminado de violação às regras e o uso de estratégias reforçadoras para lidar com comportamentos indisciplinados. Foram observadas discrepâncias entre o que os professores e estudantes relataram fazer e o que fazem e a ocorrência de comportamentos indisciplinados pelos estudantes. Concluiu-se, a partir da compreensão multicausal do fenômeno, que o manejo desses comportamentos deve envolver diferentes atores no contexto escolar e familiar e não ser focado apenas no estudante.

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Biografía del autor/a

Ilário Wecker, Universidade Católica de Brasília

Mestre em Psicologia

 

Alessandra Rocha de Albuquerque, Universidade Católica de Brasília

Doutora em Psicologia

 

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Publicado

2022-01-17

Cómo citar

WECKER, Ilário; ALBUQUERQUE, Alessandra Rocha de. Comportamentos indisciplinados em sala de aula: o que professores e estudantes pensam e fazem. Dialogia, [S. l.], n. 40, p. e19908, 2022. DOI: 10.5585/40.2022.19908. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/19908. Acesso em: 19 oct. 2024.

Número

Sección

Artigos