“Artes de fazer” da infância: entre a casa e a escola

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.19665

Palabras clave:

Memória, Infância, Táticas, Cidade de Florianópolis

Resumen

 O artigo apresenta narrativas memorialísticas sobre vivências da infância, nos caminhos percorridos entre a casa e as instituições escolares do centro urbano de Florianópolis (SC), na primeira metade do século XX: os Grupos Escolares Lauro Müller, Dias Velho, Silveira de Souza e Arquidiocesano de São José. As memórias sobre as “artes de fazer” da infância, capturadas por meio de quinze entrevistas, gravadas em áudio e imagem, são compreendidas na perspectiva de Michel de Certeau, especialmente no que se refere aos conceitos de “espaços praticados” e de “táticas”. Dentre as conclusões, ressalta que as memórias relampejam de um intenso processo de interação entre entrevistador e entrevistado e que a infância de outrora, nas memórias, é um agente social que faz uso de táticas dentro de uma margem própria à ordem social de cada tempo e contexto histórico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lisley Canola Treis Teixeira, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Doutorado em Educação

 

  

Claricia Otto, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Doutorado em História

 

 

Citas

ARY. Entrevista n. 2. Florianópolis, 26 de nov. 2014 e 29 de jul. 2015. 33f.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 16. ed. Tradução: Ephaim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 2009.

DADÁ. Entrevista n. 9. Florianópolis, 9 dez. 2015. 46f.

GLORINHA. Entrevista n. 7. Florianópolis, 3 dez. 2015. 31f.

JOCA. Entrevista n. 5. Florianópolis, 9 out. 2015. 31f.

MANECA. Entrevista n. 11. Florianópolis, 17 dez. 2015. 36f.

MANINHA. Entrevista n. 1. Florianópolis, 28 out. 2014 e 27 jul. 2015. 51f.

MAZINHO. Entrevista n. 15. Florianópolis, 11 abr. 2016 e 20 abr. 2017. 46f.

PORTELLI, Alexandro. “O momento da minha vida”: funções do tempo na história oral. In: FENELON, Déa Ribeiro et al. (org.). Muitas memórias, outras histórias. São Paulo: Olho d’Água, 2004, p. 296-313.

ROSINHA. Entrevista n. 10. Florianópolis, 17 dez. 2015. 31f.

SIMMEL, Georg. Sociologia. São Paulo: Ática, 1983.

VADO. Entrevista n. 3. Florianópolis, 28 nov. 2014. 30f.

VADICO. Entrevista n. 8. Florianópolis, 9 dez. 2015. 39f.

VEIGA, Eliane Veras da. Florianópolis: Memória urbana. Florianópolis: Fundação Franklin Cascaes, 2008.

WOLFF, Edson Ávila. As bases de um planejamento urbano participativo em Florianópolis: os últimos anos de elaboração do plano diretor do distrito sede de 1997. Dissertação (Mestrado em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

Publicado

2021-05-17

Cómo citar

TEIXEIRA, Lisley Canola Treis; OTTO, Claricia. “Artes de fazer” da infância: entre a casa e a escola. Dialogia, [S. l.], n. 37, p. e19665, 2021. DOI: 10.5585/dialogia.n37.19665. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/19665. Acesso em: 19 oct. 2024.

Número

Sección

Dossiê Modos de fazer e de pensar a História da Educação