Percepções da docência no curso de bacharelado em engenharia civil de uma universidade federal brasileira

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.18092

Palabras clave:

Didática, Educação Superior, Engenharia Civil, Prática docente, Universidade.

Resumen

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivos compreender o contexto profissional dos docentes do curso de Engenharia Civil e analisar as percepções sobre suas práticas docentes. Realizou-se um estudo teórico sobre a história do curso de Engenharia Civil no Brasil e aplicou-se um questionário semiestruturado para doze (12) professores do curso de Engenharia Civil de uma universidade pública brasileira localizada no estado de Minas Gerais. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados sinalizam que os professores não receberam formação didático-pedagógica durante sua formação profissional nos cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) para atuarem como docentes. Relatam, também, a falta da disciplina de didática nos cursos de formação stricto sensu e sugerem a oferta, na instituição em que atuam, de programas de formação continuada em docência na educação superior que contribuam para complementar a formação e melhoria na atuação profissional.

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Biografía del autor/a

Juliana Fernandes Rocha, Universidade de Uberaba - UNIUBE

Mestre em Educação

Acir Mario Karwoski, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Doutor em Letras: estudos linguísticos 

Luciana Beatriz de Oliveira Bar Carvalho, Centro Universitário Mário Palmério Universidade de Uberaba - UNIUBE

Doutora em Educação 

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Publicado

2021-04-27

Cómo citar

ROCHA, Juliana Fernandes; KARWOSKI, Acir Mario; CARVALHO, Luciana Beatriz de Oliveira Bar. Percepções da docência no curso de bacharelado em engenharia civil de uma universidade federal brasileira. Dialogia, [S. l.], n. 37, p. e18092, 2021. DOI: 10.5585/dialogia.n37.18092. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/18092. Acesso em: 19 oct. 2024.

Número

Sección

Artigos