Ensino religioso em escolas públicas: uma pesquisa etnográfica
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.v8i1.1624Palabras clave:
Ensino religioso, discurso religioso, identidade social e interação.Resumen
Esta pesquisa tem como objetivos discutir 1) a problemática do ensino religioso em escolas públicas através de uma pesquisa realizada em um ambiente real de sala de aula de ensino religioso e, 2) de que forma a identidade religiosa dos alunos é trabalhada pelo professor no ambiente pesquisado (uma classe de ensino religioso de uma escola pública no Rio de Janeiro). O paradigma de pesquisa que conduz esta investigação é o de cunho interpretativista de caráter etnográfico e busca construir o significado através de investigação na sala de aula. A aula analisada neste trabalho foi registrada em áudio e transcrita horas depois. Esta pesquisa é, também, orientada pela Análise Crítica do Discurso (Fairclough, 1989, 1992) e pelas reflexões acerca do discurso e da linguagem como prática social, propostas por lingüistas e outros estudiosos da linguagem, tais como Mikhail Bakhtin ([1929] 1997), Sara Mills (1997). Os resultados indicam, entre outros aspectos, que, no modelo de aula pesquisado, não se contempla a multiplicidade de manifestações religiosas presentes na sociedade e, assim, os alunos têm acesso apenas a uma visão parcial do que seja religião, que pode entrar em choque com outras realidades religiosas que encontram fora da sala de aula.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2009-12-22
Cómo citar
SOARES DOS SANTOS, Wiiliam. Ensino religioso em escolas públicas: uma pesquisa etnográfica. Dialogia, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 109–122, 2009. DOI: 10.5585/dialogia.v8i1.1624. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/1624. Acesso em: 19 oct. 2024.
Número
Sección
Artigos