Uma análise textual dos discursos empregados no gênero redação do enem

Autores

  • Marilúcia dos Santos Domingos Striquer Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N28.7769

Palavras-chave:

Análise textual dos discursos. Textualidade. Gênero textual. Redação do ENEM.

Resumo

Apoiados em uma abordagem em que texto, discurso e gênero são pensados de forma articulada, analisaremos textos que configuram o gênero textual redação do ENEM, produzidos por alunos do último ano do ensino médio, atendidos por um projeto PIBID. A intenção é a de identificar o que os alunos já sabem sobre a organização textual de seus discursos e o que precisa ser aprimorado ou desenvolvido. O aporte teórico-metodológico se constitui dos preceitos da linguística textual e da análise textual dos discursos. Os resultados demonstram as deficiências que os alunos têm no emprego dos elementos que formam os aspectos globais e dos mais pontuais do gênero, os quais, portanto, devem ser tomados, pela equipe do projeto, como conteúdos específicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutora em Estudos da Linguagem. Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS/UENP, Jacarezinho, PR – Brasil

Downloads

Publicado

02.02.2018

Como Citar

STRIQUER, Marilúcia dos Santos Domingos. Uma análise textual dos discursos empregados no gênero redação do enem. Dialogia, [S. l.], n. 28, p. 89–107, 2018. DOI: 10.5585/dialogia.N28.7769. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/7769. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos