Cadernos de Pós-graduação v.17, n.1

(jan./jun. 2018)
Publicado: 2018-05-24

Editorial

Educação Escolar Quilombola, Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira

  • Multiculturalismo e relações étnico-raciais na educação da primeira infância

    Jorge Dos Santos De Souza, Camila Chiodi Agostini, Adelmir Fiabani
    15-32
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v17n1.8410
  • A educação escolar do indígena brasileiro

    Claudinei de Aro Poço, Elaine Teresinha Dal Mas Dias
    33-53
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v17n1.8416
  • Arte para a diversidade e cidadania

    Ana Laura Figueiro de Sousa, Andresa Carvalho Lopes Pires
    54-65
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v17n1.8419
  • Sociologia do Brasil negro: a pedagogia do pensamento de Clóvis Moura

    Wellington Narde Navarro da Costa
    66-83
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v17n1.8422
  • Quinze anos da lei 10639/2003: algumas reflexões dos seus antecedentes históricos, sua importância e os desafios para sua efetivação

    Cinthia Nolácio de Almeida Maia
    84-99
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v17n1.8353
  • Educação Quilombola: estabelecimento e autoafirmação da identidade e cultura negra através da instituição escolar

    Esther Costa Mendonça, Shérida Nayara Alves da Silva, Karla Colares Vasconcelos
    100-112
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v17n1.8405
  • A instrução pública da criança Quilombola paranaense na primeira república

    Lucia Mara De Lima Padilha
    113-134
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v17n1.8425

Artigos

  • Tecnologias assistivas em classes hospitalares: possibilidades para inclusão de crianças e adolescentes com deficiência em tratamento oncológico

    Adriana da Silva Ramos de Oliveira, Elisangela Castedo Maria do Nascimento, Valdênia Rodrigues Fernandes Eleotério
    136-156
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v17n1.7748
  • A evasão escolar na educação profissionalizante técnica

    Marcelo Beneti, Lucia Villas Boas
    157-168
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v17n1.7491
  • Possibilidades para pensar o processo de aquisição da linguagem pelos CODAs

    Priscilla Samantha Barbosa Verona
    169-185
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v17n1.7666
  • A pesquisa colaborativa e suas contribuições para a formação dos futuros professores: o que dizem os graduandos

    Ana Maria Mendes Sampaio, José Rubens Lima Jardilino
    186-201
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v17n1.8452
  • A contribuição do educador Jan Amos Comenius para a Primeira infância

    Renata Augusta Bollis
    202-220
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v17n1.7970

Resenhas

Revista Completa

  • Cadernos de Pós-graduação v. 17 n. 1

    1-247
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v17n1.8708