Tecnologias assistivas em classes hospitalares: possibilidades para inclusão de crianças e adolescentes com deficiência em tratamento oncológico

Autores

  • Adriana da Silva Ramos de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
  • Elisangela Castedo Maria do Nascimento Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Universidade Católica Dom Bosco (UCDB);
  • Valdênia Rodrigues Fernandes Eleotério Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v17n1.7748

Palavras-chave:

Tecnologias assistivas. Classes hospitalares. Inclusão.

Resumo

o artigo corresponde a vivência das pesquisadoras, respectivamente em uma pesquisa de doutorado e um projeto de extensão universitária, ambos em andamento e relacionados à formação de professores para utilização de tecnologias educacionais em classes hospitalares que contempla o atendimento à crianças e adolescentes com deficiência em tratamento oncológico. O objetivo é refletir sobre a formação de professores para utilização de tecnologias assistivas em classes hospitalares; apresentar as necessidades de adaptações e flexibilizações curriculares para o hospital; relatar sobre práticas pedagógicas inclusivas nesses espaços. Para construção do texto, utilizamos a pesquisa bibliográfica e de campo. Obtivemos como resultado que as tecnologias assistivas são efetivamente necessárias em classes hospitalares, pois possibilita a inclusão das crianças e adolescentes. Concluímos que é necessário investimento financeiro para compra de equipamentos e formação de professores, dada a relevância do tema é necessária a sensibilização da sociedade e dos governantes.

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Biografia do Autor

Adriana da Silva Ramos de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Doutoranda em Educação. Mestre em Educação. Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Aquidauana, MS – Brasil

Elisangela Castedo Maria do Nascimento, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Universidade Católica Dom Bosco (UCDB);

Doutoranda em Educação. Mestre em Ensino de Ciências. Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Aquidauana, MS – Brasil

Valdênia Rodrigues Fernandes Eleotério, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduanda do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Aquidauana, MS – Brasil.

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Publicado

24.05.2018

Como Citar

DA SILVA RAMOS DE OLIVEIRA, Adriana; CASTEDO MARIA DO NASCIMENTO, Elisangela; RODRIGUES FERNANDES ELEOTÉRIO, Valdênia. Tecnologias assistivas em classes hospitalares: possibilidades para inclusão de crianças e adolescentes com deficiência em tratamento oncológico. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 136–156, 2018. DOI: 10.5585/cpg.v17n1.7748. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/7748. Acesso em: 19 set. 2024.