Sociologia do Brasil negro: a pedagogia do pensamento de Clóvis Moura

Autores

  • Wellington Narde Navarro da Costa Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v17n1.8422

Palavras-chave:

Sociologia. Educação. Racismo. Marxismo.

Resumo

O presente artigo discute a importância da obra de Clóvis Moura para o pensamento sociológico brasileiro, de forma geral, e para o ensino de Sociologia no Ensino Médio, de maneira específica. O emprego de aspectos da produção teórica do autor permite a emergência de narrativas contra-hegemônicas sobre temas fundamentais da disciplina sociológica, assim como a legislação em vigor referente à Educação Básica – artigo 26-A da LDB – fornece o suporte legal para que esse debate contribua com uma educação antirracista. Nesse sentido, o artigo parte de noções conceituais da obra de Moura – escravismo pleno, escravismo tardio e quilombagem –, e propõe reflexões sobre o protagonismo da população negra e seus desdobramentos na história e na formação da nação brasileira. Tais reflexões balizam a análise de discurso realizada junto aos livros didáticos de Sociologia do PNLD – 2015, traçando os limites e a ausência da questão racial como tarefa intelectual de primeira ordem.

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Biografia do Autor

Wellington Narde Navarro da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul, RS – Brasil.

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Publicado

04.04.2018

Como Citar

NARDE NAVARRO DA COSTA, Wellington. Sociologia do Brasil negro: a pedagogia do pensamento de Clóvis Moura. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 66–83, 2018. DOI: 10.5585/cpg.v17n1.8422. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/8422. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Educação Escolar Quilombola, Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira